O município de Passos, no Sul de Minas Gerais, teria sido escolhido para receber a nova fábrica da cervejaria holandesa Heineken no Brasil. A informação foi divulgada na noite de terça-feira (5) pelo jornal Folha Regional, mas ainda não confirmada pela prefeitura do município, a cervejaria e o Governo de Minas. Juiz de Fora, além de aproximadamente outros 200 municípios mineiros, haviam manifestado interesse em abrigar a cervejaria, após a desistência pelo município de Pedro Leopoldo em razão de entraves relacionados a licenciamento ambiental.
A cervejaria Heineken pretende investir no empreendimento aproximadamente R$ 1,8 bilhão. O objetivo é expandir a produção da cerveja e atender à demanda no Sudeste brasileiro.
Segundo a publicação, nesta quarta-feira (06), representantes da empresa estarão em Passos para comunicado oficial. ‘”Romulo é oficial, amanhã estaremos em Passos para fazermos o comunicado oficial. Nossa sede em Minas Gerais será próximo ao Lago de Furnas, às margens da MG-050″, informou a fonte’, diz o jornal.
Foram meses de especulações em torno da escolha da cidade que vai receber a fábrica da Heineken, em Minas Gerais. Mais de 200 prefeituras apresentaram propostas à cervejaria. A empresa realizou uma espécie de filtro nos municípios interessados para chegar a uma decisão. A equipe (da Heineken) rodou alguns municípios de Minas Gerais e fizeram uma análise aprofundada. Foram avaliadas, principalmente, questões ambientais.
Um entrave ambiental foi justamente o que judicializou a instalação da fábrica em Pedro Leopoldo, fazendo com que a Heineken buscasse uma nova cidade. O empreendimento estava previsto para ser erguido em um terreno dentro da zona de amortecimento do Monumento Natural Estadual Lapa Vermelha, dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) Carste de Lagoa Santa. A unidade de conservação abriga sítios arqueológicos e cavidades e foi onde o crânio mais antigo das Américas, de “Luzia”, foi encontrado.
As duas finalistas era Uberaba, no Triângulo Mineiro e Passos, no Sul de Minas. O investimento é de R$1,8bi.