28 de março de 2024 20:52

14 destinos desconhecidos que você precisa conhecer

Paz e tranquilidade: separamos ótimas alternativas de destinos desconhecidos para você descobrir no Brasil

Com proporções continentais, o nosso país é um alvo grande de turistas e aventureiros que buscam destinos mais tranquilos, onde ainda não é possível ver a grande aglomeração formada por lugares já descobertos pelo turismo massivo.

Entre praias, cachoeiras, cidades históricas e interiores charmosos, separamos 14 destinos brasileiros desconhecidos, mas que merecem sua atenção, caso esteja buscando um local para relaxar e curtir com privacidade.

Vale lembrar que apesar das paisagens e experiências únicas que esses lugares desconhecidos no Brasil possuem, muito deles ainda não dispõem de uma grande infraestrutura turística, mas não se preocupe, pois também separamos opções de hospedagens confortáveis (e rústicas) para você aproveitar suas férias em grande estilo!

Destinos desconhecidos no Brasil que você precisa conhecer

Barra do Itariri – BA

destinos desconhecidos no Brasil

Foto: Luan Carvalho

Situada no litoral norte da Bahia (também conhecido como Linha Verde) a pequena vila de pescadores é um paraíso ainda não descoberto por turistas que visitam outros pontos famosos desse trecho turístico como Costa do Sauípe, Mangue Seco e Imbassai.

  • Por que visitar?

A Barra do Itariri ainda preserva aquele ar rústico de uma vila de pescadores tradicional: ruas estreitas com casinhas antigas, praias desertas sem estruturas de barracas e vendedores, paisagens com pouco (e até mesmo sem) interferência humana, e o melhor de tudo, ótimos preços que infelizmente não encontramos mais comparados a destinos turísticos mais famosos.

A vila foi erguida em um ponto surpreendente da costa onde o rio Itariri desemboca nas águas claras do litoral baiano e também se destaca por sua gastronomia regada de frutos do mar. A fica aqui é passar o dia acompanhando a movimentação do sol enquanto saboreia uma moqueca e um caldinho de sururu acompanhado de uma cervejinha bem gelada.

Afuá – PA

ugares desconhecidos

Destinos brasileiros desconhecidos. Foto: Divulgação

Procurando um destino desconhecido do Brasil na região amazônica? Então se prepare para descobrir essa pequena joia da Ilha do Marajó!

  • Por que visitar?

Conhecida como “Veneza Amazônica”, Afuá carrega uma característica pouco comum: a cidade foi construída sob palafitas em uma ilha da Foz do rio Amazonas e não permite carros ou qualquer outro tipo de transporte elétrico, isso mesmo, toda locomoção feita na ilha é através de bicicletas ou a pé.

O destino se torna ainda mais charmoso por conta das simpáticas casinhas sempre destacadas por uma cor diferente e chamativa. Por ser uma cidade 100% sem carros, Afuá se tornou conhecida em diversos lugares do mundo por ser exemplo de mobilidade urbana sustentável.

Rio dos Cedros – SC

destinos desconhecidos

Destinos brasileiros desconhecidos. Foto: Divulgação

A pequena cidade de apenas 11 mil habitantes recebeu grandes levas de imigrantes alemães e italianos nos séculos XVIII e XIX, que deixaram uma marca duradoura na cultura, na gastronomia e na arquitetura da região.

Nomeado em homenagem aos cedros com mais de 50 metros de altura que margeiam o principal rio local, o município pode ser o lugar ideal para descansar e recarregar a energia.

  • Porque visitar?

O município do Rio dos Cedros carrega um ar de rusticidade em meio a colinas, rios e cachoeiras do Vale do Itajaí. Local perfeito para quem ama fazer atividades ligadas ao ecoturismo, o destino também faz parte do Vale Europeu, roteiro turísticos que reúne inúmeras atrações naturais e cidades sedutoras que atraem turistas por conta do charme de suas construções em estilo enxaimel.

Tutóia – MA

Cidades que ninguém conhece no Brasil

Destinos brasileiros desconhecidos. Foto: Divulgação

Poucos turistas ouviram falar dessa pequena cidade incrustada nas limitações do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Diferente de sua cidade vizinha Barreirinhas, a pacata Tutóia ainda não caiu na graça dos turistas que passam rapidamente pelo destino enquanto completam a fantástica Rota das Emoções; trecho turísticos que percorre algumas das praias e paisagens mais lindas do Ceará, Piauí e Maranhão.

  • Por que visitar?

Tutóia está situada entre duas grandes atrações desse pedacinho paradisíaco do Brasil: os Lençóis Maranhenses e o Desta do Parnaíba. Apesar de pequena, atrações é o que não falta para conhecer em Tutóia. Entre safáris noturnos (onde é possível fazer focagem de jacaré), revoadas de Guará (passeio imperdível) e praias desertas que de tão extensas somem do nosso campo de visão, também encontram-se lagoas escondidas pelas dunas que cobrem os trechos litorâneos da região.

Costa Rica – MS

ugares desconhecidos no Brasil

Destinos brasileiros desconhecidos. Foto: Divulgação

O Mato Grosso do Sul se destaca quando o assunto é ecoturismo. Tendo como principal destino, a cidade de Bonito, repleta por cachoeiras, grutas e trilhas magneticamente belas, o estado acaba tendo outros atrativos ofuscados por conta da grande procura desta região, conhecida em peso pelo turismo de massa.

  • Por que visitar?

Diferente de sua irmã mais popular, Bonito, a simpática e ainda pouco conhecida, Costa Rica é o destino perfeito para quem busca entrar em contato com a natureza e espairecer da rotina estressante. Rodeada de belas cachoeiras, os visitantes podem explorar as belezas do Parques Natural de Salto do Sucuriú e do Parque Estadual Nascentes do Rio Taquari, ambos repletos de cachoeiras, mirantes e cavernas majestosas, e o melhor, sempre tranquilo e sem a presença de muitos turistas.

São Cristovão – Sergipe

Cidades que ninguém conhece no Brasil

Cidades que ninguém conhece no Brasil. Foto: Paul R. Burley / Wikimedia Commons

Este belíssimo destino encontra-se na região metropolitana de Aracaju, e se destaca por ser a quarta cidade mais antiga do país. Antiga capital do estado, a cidade ainda abriga imponentes casarões em seu centro histórico que parece ter parado no tempo.

  • Porque visitar?

Boa gastronomia, arquitetura atraente e bem preservada alinhadas a séculos de história já são pré-requisitos interessantíssimos para visitar São Cristovão. A cidade está localizada a apenas km de Aracaju e dispõe de atrações únicas para quem gosta de história e belas paisagens, como a Praça São Francisco, considerada Patrimônio da Humanidade por ser resultado das Ordenações Filipinas e, portanto, espanholas, em terras de domínio português (1580-1640), um exemplo material único do momento histórico em que Portugal e Espanha estiveram unidos sob uma mesma coroa.

Rio de Contas – Bahia

brasil

Destinos brasileiros desconhecidos. Foto: Divulgação

Uma das cidades que servem como base para conhecer as belezas da Chapada Diamantina, a cidade de Rio de Contas está longe de ser conhecida como os principais destinos da região, como Lençóis, Ibicoara, Mucugê e o Vale do Capão, mas, apesar de ainda não ser tão conhecido, este destino tem grande potencial turístico por unir tradição, história e muita aventura.

  • Porque visitar?

Rio de contas já chama atenção por ser uma das regiões mais antigas da Chapada Diamantina (imagina só a quantidade de histórias que você vai escutar neste local), mas também impressiona por seu imponente conjunto arquitetônico erguidos para fazer parte da primeira cidade planejada do país. Sua fundação inicial se deu por pessoas escravizadas fugidas e alforriadas, que criaram o povoado “Pouso dos Crioulos”, local que foi descoberto em 1681 através de uma expedição pela região.

A cidade conta belezas naturais e históricas e diversas opções de passeios!

Vale do Paranhana – Rio Grande do Sul

Cidades que ninguém conhece no Brasil

Cidades que ninguém conhece no Brasil. Foto: Divulgação

Considerado o primeiro destino de turismo de bem-estar no Brasil, o Vale do Paranhana representa uma região onde a preservação da Mata Atlântica e a valorização do ambiente rural inspiram experiências capazes de promover o bem-estar individual e coletivo. O maior complexo de Rafting do sul do Brasil, aventura, ecologia, bem-estar, fitoterápicos, circuitos rurais, aldeia M’bya Guarani, Yoga, Tai Chi Chuan, Reiki, Meditação, Massagem, Quiropraxia, Florais e variadas terapias alternativas convidam para um encontro consigo e com a natureza.

  • Porque visitar?

Para quem quer visitar e fazer passeios incríveis, a região é rica em atrativos turísticos variados. No setor de compras, junto à RS 115, podem ser encontradas diversas lojas de calçados e confecções em couro. No Caminho das Pipas, no município de Rolante, o visitante degusta vinhos produzidos artesanalmente nas pequenas cantinas familiares genuinamente italianos. Junto à RS 020, saboreia-se a típica gastronomia dos imigrantes alemães. Para quem gosta de adrenalina, o município de Três Coroas oferece a estrutura completa para a prática segura de esportes de aventura. As tradicionais festas da região incluem a Oktoberfest de Igrejinha, a Expocampo de Taquara, a Kuchenfest e Festival do Chopp de Rolante, entre outras. O município de Riozinho é o destino perfeito para quem aprecia a natureza exuberante e preservada.

Pouso do Cajaíba – Paraty

Cidades que ninguém conhece no Brasil

Destinos brasileiros desconhecidos. Foto: Divulgação

A Vila de Pescadores é o refúgio certo para quem quer fugir dos destinos caros e badalados no Rio de Janeiro. Com a característica de ser um vilarejo ainda desconhecido pelos turistas, por lá a sensação é de que o tempo passa mais devagar, quase sem pressa. Curtir trilhas, visitar cachoeiras e tomar muito banho de mar são algumas das atividades disponíveis nesse destino desconhecido do Brasil.

  • Porque visitar

Pouso da Cajaíba fica dentro de uma região totalmente preservada pela Reserva Ecológica da Juatinga, rodeada por uma densa mata atlântica preservada. Por ser uma região de pescadores e com infraestrutura básica, os principais locais para hospedagem são campings e casas de pescadores locais. Com clima rústico, o vilarejo pode ser acessado por meio de tranposrtes náuticos ou, para os mais aventureiros, através de uma trilha depois de alguns dias de caminhada.

Tibagi – Paraná

destinos desconhecidos no brasil

Cidades que ninguém conhece no Brasil. Foto: Prefeitura de TIbagi

Rios, canyons, montanhas, cachoeiras e uma história cheia de riquezas atraem turistas até esse lado do Paraná. Incrustado no Parque nacional do Guartelá, o município tem paisagens naturais interessantes para quem curte ecoturismo e aventura.

  • Porque visitar?

O rafting nas corredeiras do Rio Tibagi é destaque para quem gosta de emoção e adrenalina. Um dos grandes destaques da região é a Fenda do Nick, um local que quando descrito parece inventado por ter características bem lúdicas: dois paredões extensos que formam um caminho sucinto em meio a mata densa. Agora, se a sua ideia é curtir os balneários da região, não deixe de visitar o Salto Santa Rosa.

Parque Nacional Serra das Confusões – Piauí

destinos pouco conhecidos

Destinos brasileiros desconhecidos. Foto: Divulgação

Com uma área com mais de 823 mil metros quadrados, a Serra das Confusões é o maior parque do Piauí e da região nordeste do Brasil. O nome “Serra das Confusões” se deu porque, dependendo da luminosidade, as serras podem apresentar cores que se alternam entre branco e vermelho, o que causa confusão.

  • Porque visitar?

Apesar de ser menos conhecida do que a Serra da Capivara, a Serra das Confusões é muito maior e também apresenta pinturas rupestres. Outras atrações que não podem faltar no roteiro de quem visita a região são as trilhas, os mirantes com vistas incríveis, e claro, observar a flora e fauna abundante desse pedacinho do Piauí.

Almas – Tocantins

Cidades que ninguém conhece no Brasil

Cidades que ninguém conhece no Brasil. Foto: Divulgação

Sendo uma das cidades mais antigas do Tocantins, Almas tem enorme potencial para o ecoturismo graças as suas belezas naturais. Seus atrativos, ainda pouco conhecidos e quase intocados, compensam qualquer esforço.

  • Porque visitar?

Não existe palavras para descrever a sensação e a beleza contagiante do Cânion Encantado. A atração é formada por quatro quedas d’água simultâneas com mais de 70m de altura que despencam de um paredão rochoso multicolorido.

Para conhecer o local existe opções de trilhas aquática e por terra adentrando o cânion com paradas para contemplação e banhos em piscinas naturais e cachoeiras.

Sapopema – Paraná

destinos pouco conhecidos

Destinos brasileiros desconhecidos. Foto: Washeik / Wikimedia Commons

Sapopema é uma pequena cidade do interior do Paraná que tem sido procurada por aventureiros interessados em conhecer o Pico Agudo, considerado o pico mais alto do norte do estado, com aproximadamente 1.100 metros de altura.

  • Porque visitar?

A infraestrutura turística de Sapopema ainda é bem simples, mas a verdade é que a região é cheia de encantos naturais que valem a pena a visita. Além do Pico Agudo, turistas podem se deliciar com a culinária rural e desfrutar de dias de tranquilidade com a experiência de experimentar a vida no campo.

Se a ideia é curtir atividades interessantes, passeios para o Salto do Lambari, a Cachoeira Bela Vista e a Cachoeira França são passeios imperdíveis. Outra atração inesquecível é conferir a dança das garças na revoada que acontece diariamente no Sítio Recanto das Águas. Um verdadeiro espetáculo da natureza.

Goiana – Pernambuco

destinos pouco conhecidos

Cidades que ninguém conhece no Brasil. Foto: Divulgação

Repleta de prédios históricos e bela arquitetura, Goiana foi declarada Patrimônio Histórico Nacional em 1938, período em que foi apelidada de “Milão Brasileira”. O estilo barroco, típico do século 18, predomina nas construções. É o caso da Matriz de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Brancos e das igrejas de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos e de Nossa Senhora do Amparo dos Homens Pardos, que abriga em seu interior o Museu de Arte Sacra.

  • Porque visitar?

Apesar da história intrigante e de seus casarios imponentes, Goiana vem chamando atenção por suas praias paradisíacas e ainda desconhecidas. A praia de Carne de Vaca é o grande destaque do município. A última praia do litoral norte pernambucano possui águas mornas e rasa. Seu cenário muda  constantemente junto com a maré, que quanto mais baixa, vai apresentando  novos bancos de areias e diversas piscinas naturais.

FONTE GUIA VIAJAR MELHOR

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade