28 de abril de 2024 05:56

Abono atrasado do PIS/Pasep: veja quem pode pedir o benefício em 2022

Cerca de 320 mil pessoas podem solicitar o abono atrasado do PIS/Pasep. Até R$ 1.212 devem ser repassados por pessoa

Segundo governo federal, mais de 320 mil trabalhadores não fizeram a retirada do abono atrasado PIS/Pasep referente ao ano de 2019. Os valores esquecidos começaram a ser liberados no dia 31 março de 2022.

Foram R$ 208 milhões pagos entre julho de 2020 e junho de 2021, mas que não foram resgatados pelos trabalhadores. Os recursos são para quem não realizou o saque do benefício referente ao ano-base de 2019 durante o calendário original, com pagamentos feitos em 2020.

Como consultar o abono PIS/Pasep

Para receber o valor correspondente ao abono PIS/Pasep em atraso, o trabalhador precisa fazer uma requisição junto ao Ministério do Trabalho e Previdência.

Como informado inicialmente, o dinheiro é pago para quem não sacou o abono PIS/Pasep do ano-base de 2019. Para isso, é preciso que a pessoa cumpra as regras abaixo:

  • Receber até dois salários mínimos (em média);
  • Ter trabalhado no ano de 2019, com carteira assinada, por ao menos 30 dias;
  • Ter inscrição na Rais ou no e-Social;
  • Estar registro no PIS ou Pasep há pelo menos cinco anos.

A consulta pode ser realizada pela internet, junto ao aplicativo da Carteira de Trabalho (Android ou iOS) ou ligue para o número 158 (Alô Trabalhador).

Abono PIS/Pasep esquecido: como solicitar?

Conforme as regras do abono, o PIS, destinado aos trabalhadores da iniciativa privada, deve ser repassado por meio da Caixa Econômica Federal. O dinheiro pode ser sacado em uma agência bancária, ou por meio do Cartão Cidadão.

Caso o trabalhador já possua conta na Caixa, o valor será depositado nela. Quaisquer dúvidas sobre o abono do PIS, entre em contato com a central de atendimento da Caixa no telefone 0800-726-0207.

O Pasep é pago pelo Banco do Brasil, destinado aos servidores públicos, de maneira automática. Assim, o trabalhador pode realizar o saque do dinheiro por meio do caixa eletrônico. Dúvidas podem ser sanadas no telefone 0800-729-0001.

FONTE TUDO BAHIA

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade