20 de abril de 2024 04:16

Beijo faz bem à saúde: descubra os vários benefícios que essa prática traz à vida

Nesta quarta-feira (13) é comemorado o Dia Internacional do Beijo, que possui a sua origem em uma lenda popular da Itália.  A história se passa no século XIX, especificamente em 13 de abri de 1882, em uma vila italiana onde existia um homem que se chamava Enrique Porchelo e que beijava todas as mulheres que encontrava pelo caminho. 

Intrigado com o ato de Porchelo, o padre da região, no dia 13 de abril, ofereceu um prêmio em moedas de ouro para a primeira mulher que se apresentasse e declarasse que não tinha sido beijada por Enrique Porchelo, mas ninguém apareceu. Desde então, se criou a lenda do beijo e, dessa maneira foi instituído o Dia Internacional do Beijo. 

Beijo: benefícios à saúde 

O fato é que o beijo é um ato praticado por todo mundo e existe em variados formatos. Mas, além da sua conexão com a troca de afetos e, muitas vezes com o significado de selar a união entre pessoas, o beijo também faz bem à saúde. 

Há uma série de pesquisas na área de saúde e psicologia que tratam dos benefícios do beijo. Abaixo selecionamos alguns para você: 

Relaxa e melhora o humor: durante o beijo, o nível de cortisol, o hormônio relacionado ao estresse, diminui consideravelmente e aumenta a quantidade de endorfina e oxitocina, que estão relacionados ao prazer e ao bem-estar. Ou seja, o beijo pode ser um ótimo antidepressivo. 

Queima calorias: durante o ato do beijo cerca de 29 músculos são movimentados constantemente. Cinco nervos são trabalhados e, estima-se, que se perde de 12 a 18 calorias. 

Oxigenação do sangue: beijar aumenta os batimentos cardíacos e, consequentemente, melhora a oxigenação do sangue e pode prevenir problemas cardiovasculares. 

Ameniza rugas: A movimentação dos músculos durante o beijo também atua como como ginástica facial e isso evita o envelhecimento precoce e o surgimento das rugas. 

Aumento da imunização: No ato do beijo há a troca de cerca de 250 bactérias e isso ajuda o corpo a se proteger de várias doenças. 

Estímulos dos sentidos: Além de tudo o que já foi dito, o beijo é um disparador de sensações corporais. Quando beijamos ativamos o tato, olfato, paladar, a audição e a melhora da percepção que temos da pessoa que beijamos. 

Química: por fim, todos os especialistas são unânimes em dizer que, além de todos os benefícios à saúde, o beijo é fundamental para se descobrir se há ligação química entre o casal. (Forum)

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade