19 de abril de 2024 00:15

Um paraíso perdido em Minas: como chegar? onde comer? onde ficar? onde curtir?

(Por Arnaldo Silva) Em São João Batista do Glória, no Sudoeste de Minas Gerais, distante cerca de 344 km de Belo Horizonte, encontra-se um dos mais impressionantes patrimônios naturais de Minas Gerais.          Esse lugar, formado por três ribeirões, dezoito piscinas naturais, oito cachoeiras de águas límpidas é o Paraíso Perdido, um dos mais importantes complexos turísticos de Minas Gerais.          Lugar ideal para quem busca além de sossego, convívio com a natureza, tranquilidade ou até para aqueles que gostam de esportes radicais e aventuras. (fotografia acima de @perciopasseioscapitolio)

          O Paraíso Perdido é para todos os gostos. O nome combina com o lugar. Para chegar até o Paraíso Perdido o caminho é longo e sinuoso, em estrada de terra bruta, mas valerá a pena. Quem “batizou” o lugar com esse nome foram dois aventureiros de Ribeirão Preto há mais de 50 anos.
          O título de Paraíso Perdido, já dá uma dica de que a tranquilidade é alcançada após a aventura do caminho: o trajeto sinuoso com uma estrada estreita de terra leva a uma região isolada de cerrado com as mesmas características da Serra da Canastra. (foto acima de @percio_passeioscapitolio)

O nome, na verdade, foi dado quase por acidente por dois aventureiros ribeirão-pretanos há cerca de 50 anos. Estavam os dois de motocicleta e resolveram se aventurar pelas trilhas da região, mesmo tarde e temendo não saberem o caminho de volta. Um queria voltar, o outro, queria continuar e ao ouvirem o barulho de água, foram até onde estava o barulho e se depararam com uma beleza que eles nunca tinham visto na vida. Um falou “Isso é um paraíso!”. Já o outro disse “é, mas estamos perdidos”. Assim se popularizou a história de como o Paraíso Perdido foi encontrado. (foto acima de @percio_passeioscapitólio)          O local onde está o Paraíso Perdido, é uma propriedade particular que conta com comida caseira, área para camping com pias, churrasqueiras, mesas e banheiros com chuveiros de água quente. É tudo bem organizado, em completa harmonia e respeito para com a natureza. (foto abaixo de @percio_passeioscapitolio)

          Os visitantes que gostam de aventuras podem praticar rapel, canyoning e tirolesa. Já os que gostam de sossego, basta estar no local, sentir a energia do Paraíso Perdido e vivenciar plenamente de um dos mais espetaculares lugares naturais de Minas Gerais.
Pra chegar a São João Batista do Glória MG, onde está o Paraíso Perdido:– Do Rio de Janeiro: Pegue a BR-116, a BR-459 até o trevo, entre na BR-265 até São João Batista do Glória. São 640 km 
– De São Paulo até São João Batista do Glória MG, siga pela Rodovia BR-050, são 440 km. Outro caminho é pela BR-364, com trajeto de 500 km.
– De Belo Horizonte para São João Batista do Glória são 340 km, com acesso via BR-381, entrando na MG-050.

          Chegando na cidade, o visitante tem a opção de contar com o apoio de diversos guias de turismo, alguns equipados com veículos 4×4, adequado para fazer o trajeto pelas estradas rurais do município.Onde ficar, onde comer em São João Batista do Glória?          Uma boa dica é no Cantinho de Minas, que além de ser uma ótima hospedagem, é um bar e restaurante, além de ser produzido artesanalmente no local, carne na lata, queijos, doces e quitandas mineiras. (foto acima de @percio_passeioscapitolio) O contato é com a Aline Marques pelo telefone: 35 98416 1613 ou por e-mail: alinefmarques@yahoo.com.br

Por Arnaldo Silva:

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade