25 de julho de 2024 04:17

Começa hoje (22) a 25ª Festa da Goiaba em São Bartolomeu (MG); tradição nasceu no século XIX

Todos os anos, fechando o ciclo das chuvas de março, conhecido também como a “enchente das goiabas”, o pequeno distrito de São Bartolomeu celebra o preparo da goiabada com uma grande festa organizada pela Associação dos Doceiros e Agricultores Familiares de São Bartolomeu.

Um dos mais importantes eventos do calendário cultural de Ouro Preto, a Festa da Goiaba envolve toda a comunidade e atrai turistas de vários lugares, aquecendo a economia local.

A Festa da Goiaba de São Bartolomeu, com suas tradicionais barraquinhas que oferecem pratos da culinária local, com destaque para aqueles que fazem uso da goiaba como ingrediente principal, neste ano, em sua 25ª edição, será realizada de 22 a 24 de abril, com ampla programação cultural.

São Bartolomeu é um pequeno distrito do município de Ouro Preto, situado a 13 km da sede. É onde nasce o Rio das Velhas. Sua Igreja Matriz é considerada uma das mais antigas construções de Minas, alguns registros indicam que a pequena vila tenha sido erguida em 1716. Grande parte da população do distrito sustenta a tradição de produzir doces caseiros, dentre eles, a famosa goiabada, que tornou-se o primeiro bem registrado como patrimônio imaterial do município de Ouro Preto.

A história

 A festa celebra a tradição da produção dos doces de frutas que possui registro como patrimônio imaterial de Ouro Preto desde 2008.Há relatos e documentos do século XIX sobre a produção doceira em São Bartolomeu, mas o processo produtivo teve seu auge no século XX, sobretudo a partir da década de 1980. Em 1993 aconteceu a primeira Festa da Goiaba, organizada pelos participantes da Oficina de Artes e Ofícios de São Bartolomeu. A partir daí o festejo passou a ser realizado, periodicamente, sempre após a colheita das frutas. Atualmente, a organização do evento foi assumida pela Associação dos Doceiros de São Bartolomeu, criada em 2009, juntamente com o apoio de amigos, empresários, além da Prefeitura de Ouro Preto. 

Foto: Festa de São Bartolomeu e do Divino Espírito Santo 2018 – Ane Souz

Victor Stutz, para o Diário de Ouro Preto

FONTE DIARIO DE OURO PRETO

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade