18 de abril de 2024 16:36

Glaycon Franco destina 800 mil para sanar problemas nas transferências neonatais e pediátricas

Recurso permitirá equipar unidades do SAMU e transferir recém-nascidos e crianças

As demandas na área da Saúde continuam recebendo atenção especial do médico e deputado Glaycon Franco. O parlamentar indicou emenda na ordem de R$ 800 mil para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), região Macro Centro-Sul, com o intuito de equipar cinco ambulâncias e adquirir mais uma. O serviço permitirá o transporte de pacientes neonatais e infantis. A iniciativa beneficiará 51 municípios que compõem a região e resolverá um grande gargalo para os profissionais que prestam atendimento ao público.

Dados do ministério da Saúde apontam que, no Brasil, a mortalidade neonatal, em especial na primeira semana de vida, é responsável por cerca de 60 a 70% da mortalidade infantil. As afecções perinatais, que representam a principal causa de morte no primeiro ano de vida, dependem de fatores evitáveis associados às condições da criança no nascimento e à qualidade da assistência durante a gravidez e o parto.

A garantia de acesso ao transporte neonatal adequado e oportuno, por sua vez, pode ser fundamental para a sobrevivência do recém-nascido com as melhores condições possíveis. O transporte em ambulâncias é recomendado para pacientes graves ou instáveis em um raio de até cerca de 50 quilômetros. No caso de pacientes estáveis, o transporte pode ser feito em um raio de até 160 quilômetros. São relativamente baratas e seguras, em vista do benefício que trazem.

Alguns pré-requisitos são necessários nas ambulâncias para o transporte neonatal, tais como a altura do compartimento de pacientes suficiente para a acomodação da incubadora de transporte, com local seguro para sua fixação; a presença de fonte de energia, luz e controle de temperatura; uma fonte de oxigênio e ar comprimido, com estoque de ambos os gases; espaço interno mínimo para a manipulação do recém-nascido em situação de emergência; e cintos de segurança para a equipe de transporte.

Reconhecimento

O prefeito de Ouro Branco, Hélio Campos, que atualmente preside o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência Centro SUL – CISRU elogiou a iniciativa do deputado: “São recursos extremamente importantes para que o serviço seja prestado com a qualidade que as pessoas merecem. Não tenho dúvida de que todos nós prefeitos do CISRU somos gratos pelo gesto do deputado Glaycon Franco”, disse.

A gratidão dos prefeitos foi também compartilhada pelo coordenador médico do SAMU na região, Dr. André Brandão: “Essa emenda parlamentar do deputado Glaycon Franco nos permitirá equipar as cinco unidades de suporte avançado e garantir o projeto de ampliação, com mais uma unidade. Resolveremos, assim, um gargalo nessas transferências. Agradeço em nome dos 341 colaboradores envolvidos em todo o trabalho que prestamos”, ressaltou.

Para o deputado, é motivo de orgulho contribuir com a melhoria dos serviços públicos, principalmente na Saúde. “Fico muito feliz por, mais uma vez, contribuir com a melhoria na Saúde. Os profissionais do SAMU lidam com a vida de outras pessoas em momentos extremos e delicados. Com as ambulâncias devidamente equipadas, toda a população será beneficiada. E os profissionais poderão responder aos chamados de uma maneira ainda melhor. Além disso, diminuiremos o sofrimento dos pacientes e das famílias de recém-nascidos e crianças que precisam de transferência para outros locais”, disse Glaycon Franco.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade