20 de abril de 2024 11:06

Novo auxílio de R$ 3 mil liberado para construção, reforma e móveis

Governo estadual cria programa para ajudar população vítima de enchentes, deslizamentos, desabamentos e incêndios

Famílias de baixa renda atingidas por desastres naturais agora podem contar com um novo benefício. O governo do Rio de Janeiro autorizou a liberação do Cartão Recomeçar, um auxílio em parcela única de R$ 3 mil para cidadãos de todo o estado.

O saldo poderá ser usado na compra de materiais para construção ou reforma, ou de móveis e eletrodomésticos. Pode participar do programa quem foi vítima de enchentes, deslizamentos, desabamentos ou incêndios.

“Esta é mais uma ação que resulta da escuta da população. Posso imaginar a dor de quem perde uma casa e o que conquistou ao longo de uma vida. Por isso, pensamos no cartão ‘Recomeçar’, que simboliza um alento para as vítimas. O compromisso desta gestão é de auxiliar quem mais precisa”, afirmou o governador do Rio, Cláudio Castro (PL).

Quem tem direito?

De acordo com o texto publicado no Diário Oficial do Estado do Rio da última segunda-feira, 2, os interessados devem cumprir todos os seguintes requisitos:

  • Ter renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa ou renda familiar total de até três salários mínimos na época do desastre;
  • Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico);
  • Morar em municípios em que houve reconhecimento de situação de qualquer tipo pela Defesa Civil;
  • Residir em imóveis diretamente atingidos.

Pagamentos

O cadastramento das famílias beneficiárias do será realizado pelos próprios municípios afetados, mas os recursos virão do Fundo Estadual de Habitação de Interesse Social. Embora não haja um calendário oficial, as inscrições devem ocorrer nas próximas semanas.

O Cartão Recomeçar será emitido pelo Banco do Brasil e poderá ser usado 72 horas após a entrega. Não será possível sacar o auxílio em espécie.

FONTE EDITAL COCNURSOS

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade