19 de abril de 2024 19:10

Ciclo de Palestras do IHGC destacará Feliciano Mendes e seu legado devocional em Congonhas

O Instituto Histórico e Geográfico de Congonhas (IHGC) promoverá o 1º Ciclo de Debates com a realização de palestras em comemoração ao 296º aniversário de Feliciano Mendes.

O português Feliciano Mendes deixou um notável legado para Congonhas: o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, sítio histórico e artístico reconhecido pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Serão três palestras promovidas pelos membros IHGC. O pesquisador e escritor Domingos Costa abrirá o ciclo de Palestras com tema – “O Ermitão Feliciano Mendes”; a importância histórica do minerador português que potencializou a devoção do Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas e em todo o estado de Minas Gerais.

A segunda palestra será proferida pela Nathália Rezende – Historiadora e Coordenadora do Educativo dos Museus Congonhas e Boulieu (Ouro Preto) demonstrando a importância dos “Ex-votos em Congonhas”; o cumprimento da promessa pelo devoto após a graça alcançada com a intervenção do Bom Jesus de Matosinhos.

Finalizando, teremos a palestra do pesquisador André Candreva intitulada “Jubileu de Congonhas”; um panorama sobre a monumental festa devocional que atrai milhares de romeiros e peregrinos anualmente durante o mês de setembro.

O ciclo de palestras acontecerá no auditório da Câmara Municipal de Congonhas a partir das 19h no dia 10 de junho, com entrada franca.

Confira a programação.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade