28 de março de 2024 20:10

Andarilhos Queluzianos percorrem distritos de Ouro Preto

LAÉRCIO REZENDE AMARAL – ANDARILHO QUELUZIANO

Sábado, 21 de maio de 2022. Uma linda manhã sob um céu muito azul, sem nuvens, porém, com um frio do tipo que convidava ficar sob as cobertas até mais tarde. Mas vários integrantes do grupo Andarilhos Queluzianos desafiaram esta lógica. Acordaram bem cedo e, às 06h30, partiram de Lafaiete em direção à Santa Rita de Ouro Preto onde a temperatura estava ainda mais gelada.

Foi dali que os bravos amigos iniciaram a quinta caminhada deste ano. O destino era Santo Antônio do Salto a 15 quilômetros dali.

Após descerem do ônibus, todos se deram as mãos e fizeram uma linda prece em homenagem ao recém falecido amigo, o inesquecível Andarilho Queluziano, Alceu de Fátima Oliveira. Ele, Alceu, sempre estará presente, em espírito, nas lembranças de cada um de nós. Sua alegria, companheirismo e brincadeiras, deixarão muita saudade.

Após a oração, foi feito um lanche a base de bananas. Algumas instruções aos caminhantes foram passadas e pé na estrada. O percurso foi muito bem escolhido. Apesar do relevo apresentar muitas subidas e descidas, a caminhada teve uma característica contemplativa. A região possui uma rica vegetação proporcionando muita sombra. Devido ao frio, ao contrário de muitas outras caminhadas, todos buscavam ficar sob o abraço aconchegante dos raios solares. Ao longo do percurso, os caminhantes deparam com várias nascentes de água, rios, cachoeiras, montanhas, tudo emoldurado por uma linda flora natural, bem preservada e diversificada, morada de belos pássaros que encantavam os olhares de todos. Também foram vistos vários sítios que exploram o turismo local e outras atividades agropecuárias.

Por falar em turismo, aquela região é uma das que mais se destacam no estado por possuir um patrimônio ecológico abundante como já citado acima, um prato cheio para os amantes da natureza. Por ali, encontram-se muitos restaurantes, hotéis, pensões, bares e muitos sítios que exploram o forte turismo local.

Após curtir todas estas maravilhas, os caminhantes chegaram ao destino, no restaurante do Toninho que, junto com esposa e equipe, recepcionaram calorosamente os amigos que ali já estiveram em caminhadas anteriores. Um espaço generoso do restaurante já havia sido reservado para os Andarilhos. Muita cerveja bem geladinha e de várias marcas e salgados diversos (pastéis, linguiça, torresmo e mandioca frita) foram rapidamente servidos para aplacar a sede e o cansaço de todos. A conversa dominava as mesas principalmente sobre a caminhada. Enquanto isto, música ambiente para alegria e satisfação de todos. Uma pausa para mais homenagem ao querido Alceu. Em seguida, foi servido um delicioso almoço à mineira com arroz, feijoada, angu, frango com quiabo e frango ao molho pardo. Certamente, as calorias perdidas na caminhada foram recuperadas ali no restaurante. Mas o que importava era a alegria e o prazer vividos naquele dia junto aos amigos.

Muitos amigos saíram do restaurante e foram visitar a Cachoeira dos Namorados que fica próxima dali. Um espetáculo imperdível. Como a natureza foi generosa com aquele lugar.

Foram muitas emoções vividas e chegou a hora de ir para casa onde a família aguardava o seu Andarilho Queluziano que muito tinha a contar, muitas fotos a mostrar.

Agora, é relembrar com carinho esta inesquecível caminhada e aguardar ansiosamente pela programação de junho.

Até lá, meus amigos.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade