Uma resolução publicada na quarta-feira (8), assinada pelo Secretário Municipal de Saúde, Darci Tavares, recomenda, diante do aumento de casos confirmados de Covid-19, recomenta medidas para conter o avanços do vírus em Lafaiete. Cabe a cada dono de comércio estabelecer ou não a obrigatoriedade uso de máscaras.
Leia decreto.
- Art. 1º – São medidas adicionais de prevenção ao contágio e complicações por coronavírus:
a) Todos os estabelecimentos públicos e privados devem obrigatoriamente disponibilizar álcool 70% (setenta por cento) para os frequentadores, em pontos estratégicos e de fácil acesso, para higienização das mãos na entrada e na saída;
b) Manter distanciamento mínimo de 1,5 metros, incluindo no momento de realização das refeições; - c) Manter os ambientes bem arejados e ventilados;
d) Recomenda-se que idosos, pessoas com comorbidades, pessoas imunossuprimidas e pessoas não vacinadas usem máscara em ambientes abertos com aglomeração de pessoas ou em ambientes fechados.
e) Recomenda-se o uso de máscaras em ambientes fechados a exemplo de salas de aula, cinema, teatro, elevadores, escritórios, farmácias e drogarias, dentre outros.
f) Recomenda-se que pessoas com suspeita de Covid-19 ou outros quadros gripais não frequentem locais públicos ou privados, devendo ser orientadas a procurar atendimento em unidade de saúde, sempre usando máscaras.
g) Recomenda-se restringir o uso de elevadores para 75% (setenta e cinco por cento) da capacidade.
h) Afixar cartazes:
-Informando sobre as medidas recomendadas para a higienização das mãos, o uso correto de máscaras e a etiqueta da tosse e do espirro. - – Sinalizando áreas comuns com recomendação sobre distanciamento de pessoas e medidas de prevenção da Covid-19.Art. 2º – Para os estabelecimentos escolares, fica determinada a observância da Nota Informativa SES/SUBVS nº 2713/2022.
- Art. 3º – Os estabelecimentos públicos e privados têm a prerrogativa para estabelecer a obrigatoriedade do uso de máscaras nos seus ambientes.
- Art. 4º – O quadro epidemiológico será avaliado semanalmente, de modo que sejam realizadas ações pertinentes à medida que demandarem os índices de contágio e internação pela Covid19 no território do Município de Conselheiro Lafaiete.