O INSS alerta a população sobre golpes que tentam tirar vantagens sobre os beneficiários da Previdência. Os golpistas, que passam uma identidade falsa, falam que são da “Central de Atendimento” e utilizam uma imagem da atendente virtual do INSS para obter dados pessoais dos beneficiários.
A servidora do INSS de Montes Claros, Josianne Nunes, explica que o principal meio usado para entrar em contato nas vítimas é o WhatsApp: “De posse de algumas informações dos beneficiários, os golpistas criam uma simulação de atendimento, usando o padrão de checagem de dados com a imagem da Helô, a assistente virtual do INSS. A partir desse falso atendimento, tentam conseguir dados pessoais dos beneficiários.”
Josianne conta que as principais informações pedidas são fotos de documentos de identificação e selfies de rosto. Ela ressalta ainda que: “Os atendentes da Central 135 e o chat humanizado da Helô solicitam que o segurado confirme alguns dados, como o CPF e o nome da mãe durante o atendimento, mas nunca através de fotos de documentos, por exemplo”.
A servidora alerta o que fazer para não cair nesse tipo de golpe. “O INSS não entra em contato com os beneficiários por meio de aplicativos de mensagens e nem pede envio de documentos pessoais por esses meios. Caso alguém entre em contato com você pedindo documentos em nome do INSS, encerre a conversa e bloqueie o contato. O segurado também pode nos ajudar a prevenir golpes denunciando a tentativa na Ouvidoria da União, no portal Fala.BR ou pelo telefone da Central 135”.
Ela ainda orienta que, caso a vítima caia no golpe, o segurado deve procurar a delegacia mais próxima e emitir um Boletim de Ocorrência e logo em seguida comunicar os órgãos envolvidos, como o próprio INSS e o banco que recebe.
Para entrar em contato com o INSS basta ligar para a central 135, que funciona de segunda à sábado de 7h às 22h. Também pode solicitar o atendimento do chat humanizado da Helô, pelo aplicativo do Meu INSS ou pelo site: www.gov.br/meuinss.
FONTE BARBACENA TEM