20 de abril de 2024 07:15

Roteiro turístico valoriza a história do Cavalo Campolina, Jumento e Mangalarga – raças de cavalo regionais

Nos últimos meses, a Instância de Governança Regional Trilhas dos Inconfidentes, através do Projeto Reviva, colocou em prática diversos projetos com a finalidade de fomentar o turismo na região do Campo das vertentes, valorizando e destacando a cultura das cidades que fazem parte da Trilha.

Depois do Caminhos de São Tiago, Rota das Estações e Rota do Queijo Terroir, a Trilha lança o roteiro turístico Raízes da Marcha, projeto pensado para valorizar a história, a cultura e os produtos relacionados à criação de cavalos e jumentos da região. A cerimônia de lançamento do Raízes da Marcha será no dia 24 de junho, às 8h, na Fazenda São José (acesso em frente ao trevo de Entre Rios de Minas).

O projeto vai destacar, principalmente, as origens do Cavalo Campolina e do Jumento Pêga, raças que têm como berço, respectivamente, as cidades de Entre Rios de Minas e Lagoa Dourada. O roteiro vai ressaltar também a criação e a história da raça Mangalarga Marchador, também muito representativa para nossa região. Assim, revisando a história de raças de cavalo regionais, o roteiro vai resgatar, também, todo o contexto da cultura ancorada no tropeirismo e na produção de artigos produzidos à base de couro, que tem como expoente as cidades de Prados e Dores de Campos.

O projeto Raízes da Marcha vai passar pelos seguintes municípios do Campo das Vertentes: Entre Rios de Minas, Lagoa Dourada, Prados, Dores de Campos, Tiradentes, Santa Cruz de Minas, São João del-Rei, Madre de Deus de Minas e Carrancas. Ao passar por estas cidades, o turista terá a oportunidade de experimentar diversas características do interior de Minas Gerais, como a calmaria do campo, o convívio com a natureza e com os animais e, claro, a típica hospitalidade do povo mineiro.

Através do embasamento histórico, o roteiro turístico Raízes da Marcha tem como objetivo levar o turista à uma imersão no universo da ruralidade mineira, perpassando por toda região em contato direto com fazendas e ranchos, lojas de produtos de couro e fabricantes de artefatos.

Com esta iniciativa, a Trilha dos Inconfidente, mais uma vez, trabalha pelo resgate histórico e pela preservação da memória cultural da região. Além disso, os projetos do Reviva buscam incentivar, cada vez mais, o crescimento de toda a cadeia produtiva do turismo regional, fomentando a economia e difundindo nossa história e cultura para todo o país.

Trilha dos Inconfidentes (Instância de Governança Regional- IGR)

Fundado em 28 de agosto de 2000, o nome se deu em função da história da região ligada aos Inconfidentes Mineiros. As cidades que abrangem o Circuito fazem parte da história da independência do país. Ao todo, 26 municípios fazem parte da entidade. São eles: Alfredo Vasconcelos, Antônio Carlos, Barbacena, Barroso, Carandaí, Carrancas, Conceição da Barra de Minas, Coronel Xavier Chaves, Desterro do Melo, Dores de Campos, Entre Rios de Minas, Ibituruna, Itutinga, Lagoa Dourada, Madre de Deus de Minas, Nazareno, Piedade do Rio Grande, Prados, Resende Costa, Ritápolis, Santa Bárbara do Tugúrio, Santa Cruz de Minas, São João del-Rei, São Tiago, São Vicente de Minas e Tiradentes.

As características da região proporcionam uma infinidade de atrativos que vão desde passeios históricos, passando pelo ecoturismo,o turismo de aventura, turismo rural e tendo a cozinha mineira como principal elo entre os atrativos.

REVIVA TURISMO

O programa Reviva Turismo foi criado em maio de 2021 para impulsionar a retomada gradual e segura das atividades turísticas, com base em quatro eixos: biossegurança, estruturação, capacitação e marketing do destino Minas Gerais.

De acordo com o Governo Estadual, um dos principais objetivos do programa é resgatar o setor, um dos mais prejudicados pela crise em função da pandemia de covid-19, e estimular toda sua cadeia produtiva, que envolve oficialmente 15 segmentos econômicos, segundo critérios do Ministério do Turismo. A meta é que o Turismo gere 100 mil empregos até o final deste ano, colocando Minas entre os três principais destinos do país.

A Trilha dos Inconfidentes foi contemplada pelo Reviva Turismo em dois projetos: “Tô na Trilha, Tô em Minas” e “Tô na Trilha, Negócios”, projetos que irão promover e dar mais visibilidade às cidades do circuito, tendo como eixos de trabalho a biossegurança dos roteiros existentes, fortalecimento da estruturação turística das cidades, capacitação do pessoal que trabalha com turismo e marketing do destino Trilha dos Inconfidentes. Percorrendo as múltiplas potencialidades turísticas de Minas Gerais – paisagens naturais e urbanas exuberantes; a singular cozinha mineira; concentração de patrimônios históricos, culturais e da humanidade e toda a mineiridade representada pelo povo acolhedor de nossas cidades.

A estruturação do programa acontece em consonância com o plano Minas Consciente e com as tendências mundiais para o Turismo no atual cenário, que envolvem a busca por atividades ao ar livre e turismo de natureza, de aventura, rural, cultural e de experiências, tudo dentro dos protocolos de segurança exigidos pelo estado.

***

Acompanhe pelas redes sociais:

No Instagram: @tonatrilha e @caminhosdesaotiagomg @visiteminasgerais

No Youtube: Tô na Trilha

No Facebook: facebook.com/tonatrilha.tur.br e  facebook.com/VisiteMinasGerais

Site: www.minasgerais.com.br

CONTATO

Gestor do Circuito| (32) 9 8888.8011 – Marcus Januário | gestor.trilha@gmail.com

Coordenação do Projeto Reviva| (32)99976.9285 – Adriano Margotti| tonatrilhaapp@gmail.com

Assessoria de Imprensa| (32) 9 9994.1263 – Vanuza Resende | Cássio Almeida

comunicação.trilha@gmail.com

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade