28 de março de 2024 10:16

Cemig vai reajustar conta de luz em 5% a partir desta quarta-feira 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou nesta terça-feira (21) o reajuste da conta de luz da Cemig. Para consumidores residenciais o aumento será de 5,22%. “ANEEL aprovou o Reajuste Tarifário Anual de 2022 da Cemig Distribuição S/A. Com sede em Belo Horizonte, a distribuidora atende a cerca de 8,8 milhões de unidades consumidoras no estado de Minas Gerais”, informou a agência.

O cálculo do reajuste aprovado considera a proposta de regulamentação do componente tarifário denominado CDE Modicidade Eletrobras que trata da inclusão dos aportes na Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) decorrentes do processo de capitalização da Eletrobras.

De acordo com a ANEEL, para consumidores na categoria de baixa tensão o reajuste será de 6,23% e para a de alta tensão o reajuste chega a 14,31%.

Aporte da Eletrobras

Prevista inicialmente para maio, a revisão havia sido adiada pela agência reguladora para que pudesse incorporar medidas que minimizassem o aumento. Com isso, o reajuste avalizado pela Aneel considerou, entre outras iniciativas, o aporte de R$ 5 bilhões que a Eletrobras fará até o meio de julho na Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), que compõe a tarifa.

O aporte está sendo feito para compensar a mudança no regime das usinas da Eletrobras que deixam de ser descotizadas passando a vender no mercado livre de energia e não apenas para distribuidoras. O impacto da medida nesse processo foi uma redução de de 2,22%.

Por meio de nota, a Cemig informou que o reajuste vai afetar clientes em 774 municípios atendidos pela empresa e ressaltou que entre 2020 e 2021 não houve reajustes para clientes residenciais.

“A Cemig informa que, na manhã desta terça-feira (21/6), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou as novas tarifas da Cemig Distribuição. O órgão regulador do setor elétrico definiu um aumento de 5,22% para os clientes residenciais de 774 municípios da área de concessão da companhia. Importante destacar que, em 2020 e 2021, não houve reajuste tarifário para os clientes residenciais da companhia”, diz o comunicado da estatal mineira.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade