18 de abril de 2024 19:28

Entre Rios de Minas agora tem um dia comemorativo em homenagem à Santa Manoelina dos Coqueiros: 14 de março.

De autoria da Vereador Larissa Rodrigues, o PL 22/2022 foi aprovado por unanimidade, no dia 5/7, pelos vereadores e, agora, segue para a sanção do prefeito municipal. Manoelina Maria de Jesus, a “Santa dos Coqueiros”, nasceu e 1911, no sítio Retiro Velho, comunidade dos Coqueiros, Entre Rios de Minas.

Na década de 1930, o município teve um surto de pessoas que, vindas de todas as partes do Brasil, buscavam chegar à comunidade dos Coqueiros em busca de um milagre que atendia por nome de Manoelina Maria de Jesus, uma moça simples, pobre, honesta, fervorosa e que vivia com o terço a mão cantando benditos, dizem que se alimentava apenas de vinho e água. Ela ficou nacionalmente conhecida por seus milagres, o que levava pessoas de todos os cantos do Brasil até Entre Rios em busca da moça.

Quando tinha 19 anos, foi curada de uma tuberculose, segundo ela, por um anjo que lhe avisou que deveria fazer caridade a todos que necessitassem. A partir daí começou a ajudar os outros, vestia-se de uma túnica azul comprida e um véu branco na cabeça e dormia em um catre de madeira, sem colchão nem roupa de cama.

A fama milagrosa de Manoelina foi destaque em importantes veículos de comunicação da época. Ela atendia as pessoas em um cômodo de terra batida, benzia água que era distribuída para as pessoas, rezava e pedia que rezassem, normalmente não receitava remédios.

Vítima de uma anemia profunda, Manoelina faleceu aos 49 anos de idade, em 14 de março de 1960. Até hoje, a santa é lembrada por importantes estudiosos da área do espiritismo, principalmente os seguidores de Alan Kardec que a citam como uma das primeiras expressões da área.

Viva Manoelina dos Coqueiros!

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade