28 de março de 2024 12:28

Prefeitura de Congonhas firma parceria com o DER para municipalizar trecho da MG 030 e atrair investimentos

O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, realizou um diagnóstico de Controle Municipal Ambiental (CAM) no trecho que liga a entrada da rodovia MG-030 até Lobo Leite, e mostrou um fluxo intenso de veículos pesados que contribui na dispersão de material particulado, na deterioração da estrada, acúmulo de resíduos nas canaletas e acostamentos da via e a geração de poluentes atmosféricos.

Por iniciativa e para atender ao Controle Municipal Ambiental, algumas empresas que atuam na localidade criaram um consórcio com o objetivo de proporcionar intervenções para melhorias do trecho urbano.

Após o diagnóstico e atenta a necessidade de desenvolvimento para potencializar e atrair novos investimentos para Lobo Leite, foi realizada na última quarta-feira (6), uma reunião com o prefeito Dr. Cláudio Antônio de Souza (Dinho) e representantes da Câmara de Vereadores e de diversas empresas da região com o objetivo de apresentar os bons resultados das ações e convidar as outras empresas que operam na localidade para aderirem ao consórcio que traz benefícios para quem transita pela MG-030, inclusive os moradores de Lobo Leite, e para as empresas.

O secretário de meio ambiente e desenvolvimento rural, Marcelo Moreno, disse que o consórcio com os empreendimentos tem dado resultados positivos e que o objetivo é combater a poluição veicular e melhorar a qualidade do ar”. Marcelo reforçou o contentamento do trabalho em conjunto da Prefeitura com as companhias para zelar pela integridade física e pelas questões ambientais.

Após o encontro ficou acordado que nos próximos dias os representantes das empresas se reunirão com os membros da Prefeitura para alinharem junto ao projetista ideias e soluções para a localidade.

Convênio

Um convênio firmado entre a Prefeitura de Congonhas e o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) vai viabilizar a manutenção, conservação, operação e demais atribuições administrativas do KM 113,1 até o KM 115, da MG-030. Esta ação permite que a Prefeitura possa intervir na estrada para melhorar qualidade de vida dos moradores do distrito de Lobo Leite e criar um ambiente de negócios propício ao desenvolvimento.

O prefeito de Congonhas, Cláudio Antônio de Souza (Dinho), salientou que o convênio é “oportuno, bem-vindo e necessário”. Ele ainda reforçou que “entende que Congonhas assume uma responsabilidade para a manutenção da MG-030, mas, com a certeza de que é preciso atuar no trecho para sanar as questões de insegurança pessoal e ambiental”.

Dinho explicou que o convênio junto ao DER tem um prazo de 15 anos e que a junção das empresas ao consórcio vai proporcionar a requalificação do trecho sendo que é um objetivo comum a manutenção da localidade. “Essa iniciativa da Prefeitura em assinar o convênio com o DER foi de extrema importância para Congonhas. É um projeto estratégico que vai melhorar o tráfego de veículos e garantir o desenvolvimento econômico diversificado da região”.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade