24 de abril de 2024 05:06

Bancos podem ser obrigados a abrirem sábados e domingos

Representante de uma associação de funcionários acredita que mudança não tenha intenção de beneficiar clientes dos bancos. Saiba mais!

O horário de funcionamento das agências bancárias sempre foi um tema bastante discutido pelos clientes que precisam ir até os bancos resolver problemas nos fins de semana. Para mudar a situação, tramita na Câmara de Deputados um projeto que obriga as instituições financeiras a abrirem aos sábados e domingos.

De acordo com o PL 1.043/19, de autoria do deputado David Soares (União-SP), o funcionamento das agências ocorrerá aos sábados, das 9h às 14h, e aos domingos, das 9h às 13h. Atualmente, os atendimentos presenciais na maioria dos bancos vão até às 14h, de segunda a sexta-feira.

Atendimentos nos bancos não ocorrem nos finais de semana e feriados

O Banco Central é o responsável por regular o horário de atendimento nas agências bancárias espalhadas por todo território nacional. O horário mínimo de expediente para o público é de 5 horas diárias ininterruptas, como funcionamento obrigatório entre 12h às 15h de Brasília.

Portanto, não ocorre atendimento nas agências aos sábados, domingos, feriados, segunda e terça-feira de Carnaval, no dia de Corpus Christi, no dia 2 de novembro e no último dia útil do ano.

Proposta será discutida após as eleições

O projeto vai precisar esperar um pouco mais. O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, o deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), afirmou que a proposta só deverá ser discutida após as eleições deste ano.

De acordo com Amaury Oliva, diretor de sustentabilidade, cidadania financeira, relações com o consumidor e autorregulação da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a lei que regula o funcionamento das agências bancárias já tem 40 anos e caiu em desuso ao impedir a abertura das instituições aos finais de semana.

Oliva apontou que das 103 bilhões de transações bancárias realizadas no ano passado, 67% foram feitas pela internet e pelo celular, mas existem usuários que preferem o atendimento presencial. 

“A sociedade mudou muito. Os consumidores esperam hoje ter acesso a serviços financeiros essenciais também aos finais de semana. Não é uma obrigatoriedade de funcionar aos sábados, mas é permitir, é tirar essa proibição”, disse o diretor da Febraban.

Representante acredita que mudança não tenha intenção de beneficiar clientes dos bancos

Embora a proposta ainda precise ser discutida, o representante da Associação dos Funcionários do Grupo Santander Banespa, Banesprev e Cabesp, Marcelo Gonçalves, não acredita que a mudança tenha intenção de beneficiar os clientes.

Para Gonçalves, o objetivo do projeto não é beneficiar a população e sim comercializar mais produtos bancários. Vale lembrar que o PL não tem consenso entre instituições financeiras e funcionários.

“Só visa abrir as agências para estender a jornada de trabalho dos bancários para vender produto. Se é para atender a população, deveria contratar mais bancários para diminuir as filas”, disse Gonçalves.

FONTE SEU CREDITO DIGITAL

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade