26 de abril de 2024 06:37

Prefeitura vai comprar mais 200 vagas em creches particulares para atender crianças entre 3 a 11 meses

Depois de muitos esforços de vários setores da Prefeitura de Congonhas, a partir das demandas da população por meio da Secretaria Municipal de Educação – Semed, o credenciamento para aquisição, por parte do Executivo, de vagas temporárias em creches particulares que atenderão às famílias congonhenses, para crianças de zero a 3 anos e 11 meses de idade, foi aprovado na Câmara Municipal e segue para a sanção do prefeito, Cláudio Dinho (MDB).

O processo teve seu início ainda em 2021. Após muitos estudos de viabilidade e legalidade, uma proposta foi realizada e a minuta seguiu para apreciação dos edis que, entendendo a grande procura e a necessidade por este serviço da Semed, aprimoraram e aprovaram o texto por unanimidade.

A compra de vagas em creches particulares de Congonhas é uma alternativa para minimizar a demanda reprimida de mais de 200 vagas solicitadas pelas famílias que aguardam serem contempladas há vários anos, incluindo as famílias do bairro Residencial Gualter Monteiro, que precisou ter a creche daquela localidade desmobilizada em 2019, causando grande transtorno.

Após publicada a sanção, as escolas locais que possuem o serviço de creches poderão se cadastrar no credenciamento, de acordo com as normas do edital, que também será publicado em breve. Após o credenciamento, a Semed fará avaliação de atendimento aos critérios e posterior contratação.

De acordo com o secretário de Educação, Rodrigo Mendes, todo esforço será empreendido para dar o máximo de celeridade ao processo a partir de agora. “É um processo que permite a contratação temporária de vagas em creches particulares da cidade e vai atender a toda demanda do Município, reprimida há tanto tempo. Agradeço imensamente o prefeito, Cláudio Dinho e a Câmara de Vereadores por possibilitar um momento histórico como este para Congonhas”, comemora Rodrigo.

A Semed possui atualmente um cadastro de mais de 200 pedidos para vagas em creches. Ainda de acordo com o secretário de Educação, a cidade possui entidades educacionais com serviços de creches que podem atender a esta demanda já no segundo semestre de 2022. “Nosso projeto é ainda mais ambicioso, pois está em nosso planejamento a construção de unidades infantis, com recursos próprios, para atender toda nossa população com serviços próprios e permanentes” anunciou o secretário.

Todo este processo segue acompanhado de perto pelos técnicos da Semed e os avanços serão publicados pela Assessoria de Comunicação Institucional da Prefeitura.

Por: Daniel Palazzi – Comunicação – Prefeitura de Congonhas
Arte: Gustavo Porfírio

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade