Se você procura uma forma de aguçar ainda mais a sua inteligência, conheça sete livros que podem cumprir muito bem essa função.
Não restam dúvidas de que o saudável hábito da leitura pode aprimorar a nossa comunicação, deixar a mente mais receptiva ao aprendizado e aperfeiçoar a capacidade intelectual.
Se você é um leitor ávido e um concurseiro dedicado, selecionamos sete livros que vão te deixar mais inteligente.
#1. Racismo Estrutural (Silvio Almeida)
Publicado em 2019, a obra faz uma abordagem extremamente interessante sobre os conceitos de raça e racismo. O renomado autor mostra argumentos (bem convincentes) sobre como a construção desses conceitos tem ligação com a história e como a modernidade apenas os “moldaram”.
O livro se baseia no pensamento do famoso filósofo camaronês Achille Mbembe, que faz um debate sobre a criação do complexo conceito de raça na sociedade moderna, bem como a necropolítica. Dessa forma, toda a argumentação da obra está bem próxima da linha de raciocínio de Mbembe.
#2. Ensaio sobre a Cegueira (José Saramago)
Esse também é um dos livros que vão te deixar mais inteligente. Publicado em 1995, a obra nos conta a história de uma espécie de “cegueira branca” que acomete uma cidade e atinge um enorme número de pessoas.
O ponto chave do livro é o colapso causado dentro da sociedade, já que obrigou todos a viverem de uma forma na qual não estavam acostumados.
Presas em um manicômio, os personagens principais, que foram acometidos pela cegueira, são obrigados a conviver com outros detentos, o que cria um ambiente nocivo e repleto dos mais variados conflitos.
O autor nos mostra o que o ser humano é capaz de fazer para sobreviver em meio a hostilidade alheia e como ele consegue se adaptar a qualquer tipo de situação, em prol de um único objetivo: enxergar novamente.
#3. Cem Anos de Solidão (Gabriel García Márquez)
Lançado há 55 anos (1967), esse famoso livro conta a cativante história da mítica e secular cidade de Macondo, bem como a dos descendentes de José Arcadio Buendia, que foi o seu célebre fundador. O autor usa o realismo mágico e faz a mesclagem de fantasmas, revoluções, corrupções e loucura.
O mais interessante é que todos esses temas são abordados com muita naturalidade. A história se inicia quando as coisas sequer tinham nome e acaba com a invenção do telefone, que ampliou a comunicação em todo o mundo. Se você quer entender como é o auge da natureza humana, esse livro é perfeito.
#4. Uma Breve História do Tempo (Stephen Hawking)
Outro dos livros que vão te deixar mais inteligente. Lançado em 2015, o gênio da física tenta responder em sua obra alguns questionamentos históricos (e interessantes) sobre a humanidade e o universo.
Além disso, o autor também enfatiza sobre como o conhecimento humano sobre o universo acabou evoluindo durante os séculos, passando por Aristóteles, Newton e Albert Einstein.
O livro também aborda sobre os princípios da física quântica e explica o que são os buracos negros. Hawking também tenta explicar como é o funcionamento do universo e que ele basicamente acontece através da união da física quântica com a relatividade.
#5. Olhos d’Água (Conceição Evaristo)
Nesse livro de 2014, a autora faz uma interessante reunião de 15 histórias sobre o dia a dia de diferentes pessoas que precisam resistir aos desafios e às mazelas de uma sociedade depreciativa e marcada por grandes desigualdades, em todos os aspectos imagináveis.
O livro dá ênfase para os menos favorecidos da nossa sociedade. Além disso, a obra também leva o leitor a refletir sobre os seus ancestrais, bem como a notória identidade afro-brasileira, o que serve de alento para a realidade nada fácil dos personagens.
#6. Quarto de Despejo (Carolina Maria de Jesus)
Mais um dos livros que vão te deixar mais inteligente. Publicado em 1960, essa renomada obra narra, com extrema autenticidade, o cotidiano vivido pelos moradores de uma favela na cidade de São Paulo, bem como todas as dificuldades que eles precisam enfrentar.
A autora sente na pele o que é ser uma catadora de lixo (para escrever o seu livro) e nos mostra a dura realidade vivida. Todos os relatos foram escritos durante cinco anos e conseguem exemplificar, com exatidão, como é a luta pela sobrevivência de milhares de pessoas, consideradas excluídas da sociedade.
#7. A Paixão Segunda GH (Clarice Lispector)
Publicado em 1964, esse romance é recheado de diversas reflexões sobre a vida, bem como as constantes inquietações que fazem parte da eterna insatisfação do ser humano, que quer sempre mais e mais. O livro usa o fluxo de consciência introspectivo e leva o leitor para dentro da história.
A personagem principal (GH) faz uma interessante análise sobre a sua existência e nos leva a refletir sobre questões que permeiam as nossas emoções, como os medos, incertezas e inevitáveis angústias. Além disso, ela não se cansa pela busca incessante por autoconhecimento, já que ainda não tem um propósito na vida.
FONTE CONCURSOS NO BRASIL