27 de abril de 2024 17:29

Mais uma cidade da região confirma caso suspeito de Varíola dos Macacos

A paciente de Viçosa tem entre 20 e 30 anos e viajou para lugares com casos confirmados de Varíola dos Macacos.

Depois de Mariana, a Prefeitura de Viçosa (PMV), através da Secretaria Municipal de Saúde, confirmou, nesta quinta-feira (21) o primeiro caso suspeito da Varíola do Macaco (Monkeypox- MPX) na cidade. Se trata de uma jovem, entre 20 e 30 anos, que tem histórico de viagens em locais com confirmação da doença. A informação foi apurada pela equipe do Primeiro a Saber e confirmada pela PMV. A paciente está em isolamento domiciliar e não apresenta sinais graves da doença.

Além disso, outros dois casos da doença estão sendo investigados na Zona da Mata: um em Juiz de Fora e outro em Cataguases. A Prefeitura de Juiz de Fora ainda não divulgou informações sobre o paciente. Por outro lado, em Cataguases, a assessoria do Executivo disse que o infectado do sexo masculino tem histórico de viagem a um município com transmissão comunitária.

“O mesmo já foi atendido em um serviço de saúde local, encontra-se bem e em isolamento domiciliar”, destaca trecho da nota.

Varíola dos Macacos em Minas Gerais

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), com base nas análises de laboratório feitas pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), MG tem 32 casos confirmados da doença.

Desses, 28 foram notificados em Belo Horizonte em pessoas que estavam no exterior. A capital é a única cidade mineira com transmissão comunitária, segundo a SES-MG. Os municípios de Governador Valadares e Sete Lagoas também contabilizaram dois casos, além de outro registro em Mariana. Segundo a SES-MG, apenas um paciente está hospitalizado.

A Secretaria ainda descartou 48 casos, mantém 43 em investigação e considera um como provável.

Casos no Brasil

O Ministério da Saúde contabilizou, até esta quinta-feira (21), 592 casos confirmados de varíola dos macacos (monkeypox) no Brasil. A maioria dos casos (429) está em São Paulo, seguido do Rio de Janeiro (85) e Minas Gerais, com 32 casos. O Distrito Federal tem 12 casos, o Paraná, 10, Goiás, 9, e a Bahia, 4.

O Ceará, o Rio Grande do Sul, o Rio Grande do Norte e o Espírito Santo têm dois casos cada. Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina registraram um caso cada.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade