De 2 a 23 de julho ocorreu mais uma edição do Mutirão Cultural de Entre Rios de Minas, com vasta programação cultural. Na manhã ensolarada do dia 23, debaixo da majestosa árvore pau-ferro, assistimos a apresentação de Tuca Boelsuns e dos integrantes do Projeto Cordas Rurais. A boa música tomou conta da cidade e aqueceu o sábado de inverno.
Apresentação de Tuca Boelsums e participantes do Projeto Cordas Rurais, Mutirão Cultural 2022.
Tuca Boelsums é um artista experiente, vem de longa jornada que teve início na década de 1970, quando começou a participar de diversos festivais musicais pelo Brasil afora, levando suas composições. CANTOS RURAIS é seu último trabalho, mas em seus shows apresenta também as músicas do início de sua carreira. Tudo porta uma jovialidade inacreditável, porque é poesia e ela jamais perde o brilho. Professor, compositor, musicista e cantor – tudo que faz tem veracidade e encantamento. Tuca é um artista e ao mesmo tempo um homem rural e como poucos, conhece os segredos da vida do homem do campo.
Ele vive em uma fazenda, mas não é uma fazendinha qualquer, é a Fazenda do Tanque. Aquela edificação esplendorosa e implantada numa belíssima paisagem. É exatamente desse lugar, dos fazeres e da produção que o poeta se inspira para compor suas obras. É na lida de homem rural que percebe e transforma as coisas mais simplicidades em arte. Até mesmo a poeira levantada durante a colheita do feijão o inspira e nos proporciona uma canção comovente.
Já estivemos na Fazenda do Tanque algumas vezes, mas nada se compara a uma visita conduzida pelo Tuca. Ao subir aquela escadaria e adentrar os espaços, somos invadidos por um grande impacto, tudo é revestido por máculas do tempo e de memória. Cada objeto nos olha e tem muito para nos contar. Ao indagá-los descobrimos suas funções, seus usos e a história de personagens. Cada parede revestida por camadas de tintas, desenhos de craquelês e perdas de revestimentos nos revelam a ossatura da casa. As rachaduras são expressivas e nos levam a acreditar que são como artérias a oxigenar aquela imponência toda. A cozinha da Fazenda do Tanque é uma das mais fabulosas que já vimos e ela se conecta ao quintal interno, com o seu calçamento em seixo rolado, a cerca de ferro batido, as plantas que não podem faltar nos quintais mineiros e os bichos que circulam livremente, os gatos, os cachorros, as galinhas e claro, também, a passarinhada. Além disso tudo, lá está intacta a casa anexa onde funcionou a escola da fazenda. A lousa, as cartilhas, a mesa da professora, as carteiras, os painéis, os objetos – cada um em seu lugar; estão onde sempre estiveram, parece que continuam à espera de novos alunos para a construção da aprendizagem. Tudo isso é fascinante, mais a presença e a condução da visita com Tuca que lá vive e conhece tudo da propriedade como as linhas de suas mãos, torna-se uma experiência ímpar.
Tuca Boelsums circula entre Entre Rios de Minas e Conselheiro Lafaiete – a terra da Viola de Queluz, com as experiências e a história desse instrumento só enriquece sua produção artística, cultural e profissional. Afinal, Tuca é um professor e daqueles que por onde passa, faz a diferença.
Você perdeu a show de Tuca Boelsums ocorrido no dia 23 de julho? Não se preocupe, agende-se! O artista se apresentará no Centro Cultural Yves Alves – em Tiradentes, no dia 28 de julho, quinta-feira, às 19h, com ingressos a R$10,00 meia e R$20,00 inteira. Venha se embalar com o seu trabalho CANTOS RURAIS e apreciar esse talentoso artista do Campo das Vertentes.
FONTE BLOG LUIZ CRUZ