8 de maio de 2024 00:02

Santa que caiu do Céu! encerra hoje o Jubileu de Nossa Senhora das Graças em Catas Altas da Noruega e tem festival de bandas

Termina hoje, 31 de julho, a programação festiva do 5º Jubileu de Nossa Senhora das Graças, em Catas Altas da Noruega (MG). No município mineiro a festa de Nossa Senhora das Graças é comemorada em 29 de julho, data que marca o dia que a imagem da Virgem Santíssima caiu de um avião de carga que sobrevoava a região.

Muita emoções e alegrias, encontros e reencontros vivenciadas na sexta-feira (29). Na celebração solene de 10h, um dos filhos do Sr. Wilson Gomes, um dos tripulantes do avião onde se encontrava a imagem de Nossa Senhora das Graças, repete o gesto de sua entrega à comunidade catasaltense e ao seu encontro um dos filhos do Sr. Geraldo das Neves, um dos lavradores que a encontrou intacta sob um monte de cascalho naquele 29/07/1949.

Ainda hoje acontecem as celebrações religiosas e o Festival de Bandas de Música.

Indulgência plenária

Neste período jubilar de graças e bênçãos, é concedida a Indulgência Plenária do Jubileu àqueles que participam ativamente confessando-se, comungando e orando pelas intenções do Papa Francisco.

A Santa que caiu do céu

“Salve 29 de julho de 1949. Neste dia, Padre Luiz Gonzaga Pinheiro organizava as festividades de São Gonçalo do Amarante. Era sua primeira festa do padroeiro em Catas Altas da Noruega. Tudo estava pronto, mas algo o preocupava: a imagem de Nossa Senhora das Graças, que havia encomendado, não tinha chegado e pelo tardar da hora dificilmente a teria para compor a solene procissão.

Contudo, o silêncio daquela tarde foi quebrado por um avião e o rastro de fumaça deixado por onde passava. A população foi às ruas para ver o que acontecia. Parecia que caía do céu uma chuva de papel picado. Mais tarde saberiam que eram mercadorias atiradas do avião que falhava seus motores. Era um avião da Cia Itaú Transportes Aéreos que saiu do Rio de Janeiro para Belém do Pará levando pneus, máquinas de escrever, geladeiras, rolos de tecidos, sapatos, medicamentos e tantos outros produtos.

No avião encontravam-se também três imagens sacras. Com a queda, duas ficaram irreconhecíveis já a terceira, intacta sobre o solo catasaltense, a pequena e singela imagem de Nossa Senhora das Graças. Encontrada por lavradores, ‘veio do céu para ficar conosco’ disse Padre Luiz Gonzaga Pinheiro.

A imagem foi doada à Paróquia e hoje ocupa um lugar de honra no Santuário Arquidiocesano a ela dedicado. O avião sem combustível aterrissou no aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte. Desde então, vivemos esta linda história, repetida no Santuário Arquidiocesano; no monumento à Padroeira; na Gruta de Nossa Senhora das Graças, local onde a imagem foi encontrada; no museu de nossa cidade e como o rastro de fumaça, por todo lugar onde nos orgulhamos em manter vida esta belíssima devoção”. (Texto extraído do programa da festa – autoria não especificada)

*Com informações do programa da festa

*Imagens: Divulgação

FONTE AEQUIDIOCESE DE MARIANA

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade