27 de abril de 2024 00:49

Fim da vida: cientistas estimam quando a próxima extinção em massa deve ocorrer na Terra

Na semana passada cientistas criaram um conceito de um dispositivo que poderia avisar sobre o fim do mundo e, embora fosse apenas uma brincadeira, uma equipe está divulgando hoje um estudo que indica quando a extinção da vida na Terra pode ocorrer novamente. O artigo foi publicado na revista Biogeosciences e, dessa vez, não é uma piada científica.

O estudo nomeado como “A relação entre a magnitude de extinção e a mudança climática durante grandes crises entre animais marinhos e terrestres” foi coordenado por diversos cientistas de várias regiões do mundo tendo como base as outras 5 extinções que já ocorreram na Terra.

Kunio Kaiho, que é o autor do estudo e especialista em clima na Universidade de Tohoku (Japão), afirma que há uma relação linear entre a biodiversidade do planeta e a temperatura da superfície terrestre, onde grandes desvios podem causar a extinção em massa de diversas espécies.Imagem: reprodução

Para se ter uma ideia, um desvio negativo de 7º C ou positivo de 9º C já é o suficiente para desencadear grandes extinções, pois muitos animais, plantas e até mesmo nós, humanos, somos muito sensíveis a alterações bruscas de temperatura como estas. Basta se lembrar de eventos climáticos extremos ocorridos recentemente na Europa, desencadeando mais de mil mortes e incêndios florestais.

Falando na data, o estudo estima que a extinção da vida na terra deve ocorrer por volta do ano 2.500 desencadeada por um aumento de 5,2 ºC na temperatura terrestre, embora Kaiho estime que a elevação possa ser muito maior: de 9º C.

O cientista afirma ainda que já existem evidências de que a biodiversidade do planeta já está em declínio, onde muitas espécies de animais e plantas já se encontram em extinção. Dessa forma, a vida na Terra não deve ser extinta de forma abrupta como o asteroide que dizimou os dinossauros há 66 milhões de anos, mas sim de forma gradual.

Assim, é preciso investir cada vez mais em fontes de energias com menor ou zero emissão de poluentes, reduzir a produção de lixo e motivar a reciclagem, bem como parar o desmatamento e incentivar o reflorestamento, pois florestas como a Amazônia ajudam a restaurar o equilíbrio climático de todo o planeta e não apenas de uma região.

FONTE TUDO CELULAR

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade