27 de abril de 2024 22:02

Revisão do FGTS: Estimativa de correção pode render até R$10 mil aos trabalhadores

A ação conhecida como “Revisão do FGTS” de caráter direto e inconstitucional (ADI 5090), que está em votação no Supremo Tribunal Federal, pretende corrigir as perdas de patrimônio do FGTS dos trabalhadores, devido a correção monetária abaixo da inflação atual aplicada.

A inflação dita a valorização ou a desvalorização de um patrimônio financeiro, o poder de compra do consumidor com uma unidade de moeda. Dito isso, o que ocorre na revisão do FGTS é que com o aumento da inflação os rendimentos das contas não acompanharam a taxa nos últimos anos, gerando um prejuízo para o trabalhador.

Com a aprovação da ADI, estima-se que cerca de 70 milhões de trabalhadores brasileiros poderão receber um rendimento de até 10 mil reais de FGTS. O valor calculado é uma média feita pelo LOIT FGTS, uma plataforma que oferece a análise gratuita do valor a ser recebido com a correção prevista na Revisão do FGTS. Você pode conferir a estimativa do seu saldo acessando o site.

Dentro da plataforma, aos interessados em mediar o valor a ser recebido é necessário fazer o upload dos extratos da conta em PDF que podem ser obtidos online através do App FGTS da Caixa.

Quem mediar valores significativos é altamente recomendável solicitar a revisão assim que a ADI for aprovada. Mesmo quem já tenha sacado o dinheiro poderá receber a diferença conforme o tempo que o dinheiro permaneceu em posse do Banco.

Apesar do cálculo extenso e complexo, simular esse direito é simples através de ferramentas como a LOIT FGTS. A revisão do FGTS atinge milhões de pessoas que tiveram algum valor depositado ao longo do período entre 1999 até os dias de hoje.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade