27 de abril de 2024 19:22

Até isso, Lafaiete! Pacientes põem em risco a vida por falta oxigênio em tratamento

Causou revolta aos vereadores a falta de oxigênio para distribuição aos usuários que dele são dependentes para prosseguir com tratamento em suas residências. A situação foi levada ao plenário da Câmara de Lafaiete esta semana através do Vereador Fernando Bandeira (sem partido) com a apresentação de um requerimento. “Infelizmente recebemos reclamações da falta de oxigênio através de familiares de pacientes que dependem do produto para manutenção do fio da vida. Muito deles precisam deste serviço para prosseguir em seus tratamentos em suas casas e não têm condições de alugar o equipamento”, assinalou o edil

Segundo ele, a situação é preocupante e se arrasta há vários meses. “Queremos saber o que a prefeitura está fazendo para restabelecer o mais breve possível este serviço. Isso é vida e com ela não se brinca. As informações são de que houve uma licitação para a contratação da nova fornecedora, mas este serviço não pode ficar suspenso. O correto seria é suprir através de um contrato emergencial já que a vida não espera”, pontuou.

O Vereador Fernando Bandeira/DIVULGAÇÃO

A Vereadora Damires Rinarlly (PV) considerou a preocupante a realidade vivenciada pelos usuários do Sistema Único de Saúde em Lafaiete. “Presenciei um fato de que senhor precisava do oxigênio e fizemos contato com a secretaria. Quando nosso gabinete conseguiu o oxigênio ele já tinha vindo a óbito. A gente sabe que a situação não culpa da secretaria e sim de trâmites burocráticos das licitações, mas precisamos contratar uma nova empresa”.

“É um absurdo e inadmissível. Isso perdura há vários meses e o povo paga o pato. Também vivenciei um fato semelhante. Um vizinho meu precisou do oxigênio. Eu corri atrás e me informaram que não tinha oxigênio e quando conseguimos, ele já tinha morrido”, contou Vado Silva (DC).

“É com muita tristeza e indignação que presenciamos esta situação de penúria de pacientes e seus familiares em busca pela preservação da vida de um ente ou um amigo. Também passei por esta situação com minha sogra, há vários anos atrás, mas conseguimos, graças a nossa intervenção, o oxigênio que salvou sua vida”, relatou Pastor Angelino (PP).

O Vereador Giuseppe Laporte (MDB) classificou como falta de planejamento a situação. “Isso acontece também com medicamentos, fita de glicemia, etc. Isso é falta de planejamento e o povo sofre com esta desorganização do setor”.

“Não tem como esperar, vamos cobrar uma solução já que o restabelecimento deste serviço poupa muitas vidas”, finalizou o Vereador André Menezes (PP) pontuou que levará o problema será discutido na Comissão de Saúde.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade