28 de abril de 2024 10:56

Reforma deve ficar pronta em até 6 meses e Codap pode assumir gestão do mercado do produtor

A reforma do mercado do produtor, de Lafaiete, deve ficar pronta em 6 meses. Nesta segunda-feira (29) representantes da empresa visitarão o local, após um aditivo e o cronograma já foi planejado para a conclusão da obra.

Esta foi a afirmação do Secretário Municipal de Obras e Meio Ambiente, Cláudio Custódio, que assumiu o cargo em janeiro, durante audiência pública, ocorrida na noite de ontem (24), convocada pela Câmara, após requerimento dos vereadores Giuseppe Laporte (MDB) e Vado Silva (DC).

Cláudio explicou a dezenas de feirantes presentes ao evento que atualmente a obra está paralisada diante de alinhamento do contrato com a empresa vencedora da licitação e exigência de construção de uma rampa de acessibilidade entre os dois pisos.

Questionado por feirantes, Cláudio disse que até 2 meses a parte superior já estará concluída para a sua utilização com banheiros. O secretário informou que a parte elétrica será substituída com a implantação de Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros e juntamente com rampa de acessibilidade serão implantados piso tátil para deficientes, adequando a obra dentro das exigências legais.

A reforma vem desde 2015 e custo final vai girar em torno de R$275 mil adicionado ao valor de uma emenda do deputado estadual Glaycon Franco (PV).

Atrativo

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael Castro Lana, adiantou que está em estudo de viabilidade a cessão do mercado ao Consórcio Público de Desenvolvimento do Alto Paraopeba (Codap) com um novo plano de gestão e negócios, em parceria com o Sebrae e a participação dos feirantes.

Segundo ele, a intenção é transformar o espaço em um mercado regional, promovendo atrativos para impulsionar a agricultura familiar, o artesanato e agroindústria. O secretário e o gerente de operação do Codap, Dimas Mariosa, visitaram na semana passada o mercado do produtor, situado em Belo Horizonte, no Bairro Cidade de Nova, onde foram conhecer o modelo de gestão e funcionamento colhendo subsídios e informações que possam agregar valor ao equipamento transformando o espaço em um grande atrativo comercial, cultural e lazer.

Os feirantes abordaram a urgência de constituição de uma associação para fortalecer o grupo. Representantes do Codap e Amalpa marcaram presença na audiência.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade