27 de abril de 2024 08:44

Missas, caminhada, show e congado marcam a tradicional Festa de Nossa Senhora do Rosário em Gagé

A comunidade de Passagem de Gagé, em Lafaiete (MG), está em festa. Hoje (27) inicia a tradicional festa de Nossa Senhora do Rosário com uma extensa programação religiosa, cultural e também esportiva. Neste sábado, às 19:00 horas, tem o terço, ladainha o levantamento do mastro, barraquinhas e show com banda “Rouxinóis”.

Amanhã (28), tem caminhada às 6:00 horas, saindo Santuário da Luz até Gagé e às 10:00 tem apresentação de bandas de Congado e em seguida missa. A festa se encerra com a procissão solene às 15:00 horas.

A história

A localidade de Gagé teve origem no Século XVIII ou talvez no final do Século XVII. O nome Passagem é por causa que no local havia bastante atividade de mineração e para ter maior volume de água na época desviaram o curso da águas vertentes do Rio Piranga para o Rio Paraopeba dando origem ao nome “Passagem” isso para os mineradores dispusessem mais abundância de água nas minerações.
  E Passagem provavelmente tinha habitações de índios Carijós, no século XVIII.   Hoje o povoado só tem a igreja e algumas ruínas ,e com a instalação da Açominas na década de 1970.

IGREJA

 A Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Passagem é do Século XVIII. No lavabo da igreja tem a data de 1774, possivelmente a data do termino da mesma. E a devoção nessa capela é bem antes disso e antes pertencia Ouro Branco e falava Passagem de Ouro Branco e já vi registro de batismo de 1742 referindo a essa capela que devia ser outra mas nesse mesmo local.
A Igreja ficou abandonada por anos, mas foi restaurada em 2009, pela Gerdau Açominas e foi entregue a população em 1 de outubro de 2009.  E em 17 de agosto de 2012 a empresa Gerdau Açominas doa o terreno para a igreja. 

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade