O candidato a deputado estadual pelo PSD, Marcos De Paula, defendeu que o pátio da extinta Companhia Santa Matilde, no Bairro Santa Matilde, em Lafaiete (MG), seja transformado em um porto seco para impulsionar e diversificar a economia local com impactos significativos na cadeia produtiva regional.
Ele sugeriu que as grandes empresas mineradoras e siderúrgicas encampem esta proposta de construção do terminal. “Temos uma logística favorável de edificação de porto seco como um terminal intermodal interno diretamente conectado por uma rodovia ou ferrovia a um porto marítimo, operando como um centro de transbordo de carga vinda do mar para destinos interiores. Lafaiete tem este grande potencial”, explicou.
A iniciativa será encaminhada como proposta as empresas da região vislumbrando uma alternativa de logística para escoamento de produtos.
A história
Companhia Industrial Santa Matilde foi uma indústria mecânica brasileira. Fundada em 1926, como sucessora da Companhia Brasileira de Minas Santa Matilde (fundada em 1916), teve sede em Petrópolis e fábricas nas cidades de Três Rios e Conselheiro Lafaiete produzindo vagões, carros de passageiros e demais componentes ferroviários, tratores e automóveis (desde 1978), produto pelo qual ficou mais conhecida. A empresa tentou produzir carrocerias de ônibus em 1985–86, mas desistiu da ideia. A Santa Matilde foi fechada em 1988. Em 1997 existiu uma tentativa (frustrada) de se reativar sua produção de automóveis. Em outubro de 2005 a Justiça decretou a falência da empresa.