28 de abril de 2024 10:40

Profissões do futuro: estas 5 carreiras devem dominar o mercado nos próximos anos

Nova forma de enxergar o mundo e as relações deve fazer com que essas carreiras ganhem ainda mais valorização nos próximos anos. Veja se a sua faz parte da lista.

Empresas, pessoas e carreiras. Tudo isso muda com o tempo, certo? A pandemia da Covid-19, por exemplo, alterou muito a rotina dos profissionais no mundo inteiro. A cada novo ciclo, coisas novas surgem. Algumas que até mesmo irão alterar o rumo de muitas profissões. Quer garantir o seu espaço no mercado? É melhor ficar atento.

Veja algumas carreiras que devem crescer ainda mais nos próximos anos.

Bem, sem dúvida nenhuma, o mercado da tecnologia deve passar por alterações ainda mais significativas em um futuro para lá de próximo. A chegada do metaverso, por exemplo, cria a necessidade de obter mais profissionais que estarão super capacitados para a realidade virtual se tornar popular e acessível.

Carreiras a crescer nos próximos anos

Começando com as profissões na área da tecnologia, os desenvolvedores de software serão um dos profissionais mais requisitados pelas empresas de todos os tamanhos. Para ter uma ideia, basta observar a oferta de cursos e formações oferecidas até mesmo gratuitamente nesse momento. Muitas empresas já reconhecem a importância desses profissionais e a falta de gente capacitada para assumir certos gastos, por isso têm apostado na formação.

Entre as carreiras a crescer ainda mais nos próximos anos, vemos a dos profissionais de inteligência relacional, afinal de contas, por mais completos que eles sejam, os robôs ainda não dominam as softs skills. Podemos apontar os casos da a inteligência social e relacional. Dessa forma, os trabalhadores que atuam nas áreas de relacionamento, além dos especialistas em marketing, serão mais valorizados pelo mercado.

Quem trabalha com gestão e criatividade também tem vaga garantida, desde que aposte na capacitação e na constante atualização dos seus conhecimentos. Agora nos referimos aos profissionais que atuam com design thinking e ferramentas ágeis. Os cargos ligadas ao meio ambiente também tendem a ser mais valorizados.

A cobrança mundial por melhorias e novas formas de fazer as coisas coloca a sustentabilidade em destaque. Cada vez mais as companhias enxergam a importância de garantir a produtividade com menos prejuízos ao meio ambiente.

Além disso, as carreiras ligadas aos cuidados com a saúde mental também estão na lista das profissões que devem ter uma demanda garantida nos próximos anos. Aqui estamos falando dos psicólogos, psiquiatras e alguns outros.  Em resumo, mesmo com todo o avanço da tecnologia, nada substitui o toque humano nesses casos.

FONTE EDITAL CONCURSOS

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade