7 de maio de 2024 04:38

Mestre Rosemir está presente na Feira de Cerâmica de Tiradentes

Uma das mais antigas habilidades do homem é a arte da cerâmica. No Japão, arqueólogos encontraram fragmentos cerâmicos com mais de 8.000 anos. Tanto na China quanto no Egito, a cerâmica teve amplo uso. Os egípcios se valiam dos artefatos cerâmicos para empregá-los nas tumbas dos faraós; os vasos, potes ou ânforas foram utilizados para armazenar vinho, óleos ou perfumes para os rituais religiosos e para o consumo em geral.
A FEIRA DE CERÂMICA DE TIRADENTES ocorre no Centro Cultural Yves Alves e na Sede do Aimorés, ambos espaços localizados na Rua Direita, que abrigam excelentes mostras dessa edição. Você não pode perder a oportunidade de se encontrar com essa arte, tão antiga e tão adaptada às expressões da contemporaneidade.

Da tradicional cerâmica realizada pelos povos indígenas que circularam pelo Campo das Vertentes, mantida pelo mais querido ceramista da região, o saudoso Tião Paineira, que tem sua obra continuada por seus netos Marcos e Mariana, até experiências mais grandiosas como é a impecável exposição da ceramista Nicia Braga. Claro, nesse intervalo, não há como deixar de destacar a presença da “Cerâmica Saramenha”, tão marcante na cultura mineira.

Lafaiete

Lafaiete está presente ao evento com a presença do ceramista e mestre Rosemir Hermenegídio que apresenta obras com acabamento primoroso, delicado e que nos remete ao tempo das Minas do Ouro.
Rosemir sucessor primoroso do Mestre Bitinho fez ontem (4) fazendo demonstrações de torno, no Centro Cultural Aimorés, com criação de peças feitas pela técnica de origem portuguesa, a Cerâmica Saramenha. O evento vai até dia 6/9.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade