30 de abril de 2024 06:00

Parque nacional em Minas Gerais guarda maior estalactite do mundo

Além de belíssimas grutas e trilhas, a Unidade de Conservação também tem sítios arqueológicos e pinturas rupestres

Parque Nacional Cavernas do Peruaçu é um complexo de lapas, cavernas e cachoeiras de 56 mil hectares que abrange três cidades no norte de Minas Gerais: Januária, Itacarambi e São João das Missões. O cenário é grandioso, com enormes grutas que chegam a centenas de metros de altura.

A principal delas é a Gruta do Janelão, que guarda a Perna da Bailarina – nada menos que a maior estalactite do mundo. A trilha até lá leva em torno de cinco horas e meia (ida e volta), com dificuldade moderada.

Gruta do Janelão, Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, Minas Gerais

Outro destaque do parque são as pinturas rupestres, com desenhos impressionantes que datam do período pré-histórico. Na Lapa dos Desenhos, é possível testemunhar a presença humana na região por meio dos enormes painéis de arte na boca da gruta.

Lapa dos Desenhos, Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, Minas Gerais

Já o Arco do André tem paredes de 110 metros de altura que formam uma abóbada. Com cerca de 8 km e dificuldade moderada, a trilha que leva até lá dura em torno de sete horas ida e volta em terreno bastante íngreme. É importante estar com bom preparo físico para encarar.

Serviço
Só é permitido realizar as trilhas no parque acompanhado de um guia credenciado pelo ICMBio, que deve ser contratado com antecedência. No site oficial do instituto, há uma lista com todos os condutores habilitados e os contatos para realizar o agendamento. Os valores cobrados variam, vale pesquisar.

O aeroporto mais próximo ao Parque é o de Montes Claros, a 200 km de distância. De lá, é possível pegar um ônibus ou alugar um carro até Januária ou Itacarambi, as cidades mais próximas ao complexo.

 

FONTE VIAGEM E TURISMO

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade