Cidadãos que recebem ou receberam o BPC (Benefício de Prestação Continuada) nos últimos cinco anos e estão tentando entrar no mercado de trabalho vão embolsar metade do valor do BPC (R$ 606) através do benefício do governo chamado “Auxílio-inclusão”.
Sendo assim, beneficiários que alcançarem um emprego de carteira assinada poderão receber a quantia sem abrir mão da renda. Criado para encorajar as pessoas a retornarem ao mercado de trabalho, o auxílio-inclusão servirá como uma renda extra para os seus beneficiários.
Por mais que o BPC seja repassado pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o benefício não é um pagamento previdenciário, por isso, contribuição não é uma exigência do auxílio-inclusão.
Quem tem direito?
Receberão o auxílio-inclusão, pessoas que estiverem dentro dos seguintes requisitos mínimos:
- Beneficiários do BPC atualmente ou pessoas que receberam o benefício nos últimos 5 anos
- Estiverem com inscrição regular no CPF
- Inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), com os dados atualizados
- Possuem a renda familiar mensal de até R$ 303 por pessoa
- Iniciarem uma atividade remunerada com remuneração menor que dois salários mínimos (R$ 2.424 em 2022).
Como realizar a solicitação?
É possível solicitar o auxílio-inclusão em casa através da internet, basta seguir os passos a seguir:
- Entre no site do Meu INSS ou no aplicativo (disponível para Android e iOS)
- Em seguida, toque na opção “Novo Pedido”
- Após isso, digite o nome do serviço/benefício que você deseja
- Agora, ainda na lista, toque no nome do serviço/benefício
- Feito isso, leia o texto que aparece na tela e siga as próximas instruções.
Para mais informações ou dúvidas, basta ligar no número 135.
Vale ressaltar que o objetivo do BPC é ajudar os cidadãos que não possuem condições de se sustentarem sozinhas, por isso, os contemplados são pessoas com deficiências e idosos com 65 anos ou mais.
FONTE SEU CREDITO DIGITAL