26 de maio de 2024 16:21

Hoje (07) começa o Jubileu do Bom Jesus em Congonhas

A abertura oficial do Jubileu será no dia 07 de setembro, às 15h, em Celebração Eucarística presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos. Nesse mesmo dia também haverá a Santa Missa às 7h, às 11h, como parte da programação do 28º Grito dos Excluídos e Excluídas, e às 18h.
Ao longo dos demais dias, de 08 a 13 de setembro, as Celebrações das Missas serão nos seguintes horários, às 6h, às 8h, às 10h, às 12h, às 15h e às 18h. Já no dia festivo, dedicado ao Bom Jesus, as celebrações acontecerão às 8h, às 10h e 12h. O encerramento das festividades ocorrerá às 15h com a presença de Dom Airton que presidirá a Santa Missa.

Orientações

O Jubileu de Congonhas começa nesta quarta-feira (7) e o Governo Municipal oferece diversos serviços que garantem o bem-estar do público e o bom andamento do evento. Neste ano, para promover a segurança, foram estabelecidas 5 áreas de apoio que estão alocadas em locais estratégicos no percurso da festividade. A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (SEDAS), Hospital Bom Jesus, UPA 24h e o Terminal Rodoviário também são pontos preparados com equipes que envolvem médicos, socorristas, técnicos de enfermagem, brigadistas, vigilantes, dentre outros. Além disso, a cidade também conta com equipamentos de “Olho Vivo”.

Em 2022, o Jubileu de Congonhas conta com mais de 700 barracas distribuídas da Matriz até a Praça Bandeirantes. Guardas Municipais, agentes da Defesa Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, brigadistas, vigilantes e agentes de trânsito ficam de prontidão em diversos pontos da festa.

Banheiros químicos e bebedouros

Diversos banheiros químicos convencionais e para deficientes físicos foram instalados. Também estarão disponíveis bebedouros. A praça de alimentação está instalada dentro da Romaria e conta com tendas, mesas e cadeiras para o conforto dos visitantes.

Fiscalização

Durante todos os dias, equipes da vigilância sanitária fará a fiscalização com medidas de orientação e correção de situações que possam causar danos à saúde, relacionadas ao consumo de alimentos e bebidas.

Apoio a saúde

A Secretaria Municipal de Saúde de Congonhas – SMS – informa que já está executando plano de contingência para apoio nos atendimentos durante o período do Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. Um destes pontos de apoio é a UBS Basílica, que atende normalmente durante semana, mas também funcionará nos dias 7 e 14 de setembro, feriados, bem como no final de semana dos dias 10 e 11, sábado e domingo respectivamente.

As outras Unidades Básicas de Saúde continuam com a rotina para atendimento ao cidadão, bem como a Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 horas. Também durante o Jubileu, as equipes estão organizadas para realizar plantão base apoio no Museu de Congonhas, na Praça Bandeirantes, na sede da Secretaria de Cultura e no CREAS do bairro Matriz. A equipe da Vigilância Sanitária também estará no plantão na fiscalização dos alimentos comercializados.

A SMS espera que todas as pessoas, moradores e visitantes, não necessitem destes serviços. Porém, informa estará em alerta. A Secretaria de Saúde orienta ainda para o uso contínuo e correto das máscaras faciais (cobrindo boca e nariz), bem como a higienização frequente das mãos lavando com água e sabão e/ou com álcool 70%. Essas medidas simples nos protegem de várias doenças cujos vetores são as mãos ou as vias respiratórias.

Mudanças no trânsito

Nesta quarta-feira, dia 7 de setembro, os congonhenses poderão prestigiar o desfile cívico que marca os 200 anos da Independência do Brasil. Para a realização do evento a Diretoria de Mobilidade e Trânsito da Prefeitura alerta os condutores quanto a interdição de um trecho da Avenida JK a partir do Posto Turista até a esquina da Rua Padre João Pio (Banco Santander).

Algumas vias que cruzam este trecho da avenida JK também estarão interditadas no período de 6h às 13h. Confira a relação das vias interditadas para o desfile.

1 – Avenida JK do Posto Turista ao Banco Santander;
2 – Avenida Padre Leonardo com Rua da Saudade.
3 – Rua Padre Alcides com Avenida JK.
4 – Rua Padre Gurgel com Avenida JK.
5 – Rua Dr. Pacífico Homem Junior.
6 – Praça JK do Banco Santander até a loja Casa Turista.

A Diretoria de Trânsito pede aos moradores de Congonhas que evitem trafegar pelo centro da cidade no período do desfile e deem preferência ao uso do transporte coletivo devido ao grande fluxo de romeiros e turistas em virtude da abertura do Jubileu do Bom Jesus de Matosinhos.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade