20 de abril de 2024 16:55

Glaycon Franco ressalta a força do turismo para alavancar a economia dos municípios mineiros

O Circuito Villas e Fazendas lançou nesta sexta-feira, 09, o Catálogo de Experiências Rotas Villas e Fazendas, que reúne dados e deste importante instrumento de divulgação de uma região, rica pela diversidade de oportunidades de turismo, lazer, renda e empregabilidade. Desde 2001, o Circuito tem realizado projetos e parcerias que fomentam e desenvolvem o turismo nas cidades envolvidas. Glaycon Franco tem sido um grande defensor e apoiador do setor na Assembleia Legislativa.

O deputado, que foi membro da Comissão do Turismo e Cultura e criou a Frente Parlamentar em Defesa do Turismo no Alto Paraopeba, Vale do Piranga e Campo das Vertentes; lembra que destinou, recentemente, emenda na ordem de R$ 260 mil para que o Circuito Villas e Fazendas possa, entre outras ações, executar o Projeto Rotas Turísticas – promovendo as potencialidades e a economia de cada uma das 12 cidades envolvidas (Caranaíba, Casa Grande, Catas Altas da Noruega, Conselheiro Lafaiete, Cristiano Otoni, Itaverava, Lamim, Piranga, Queluzito, Rio Espera, Santana dos Montes e Senhora de Oliveira).


Em 2016, o Circuito recebeu, também por meio de emenda parlamentar do deputado, verba para a aquisição de equipamentos de informática, áudio e vídeo que beneficiaram a organização das atividades turísticas da região. “Nós temos um compromisso com a região e temos que criar condições e ferramentas para gerar renda para as nossas famílias. Um grande catalisador desses objetivos é o Circuito Villas e Fazendas, que trabalha para promover o turismo no Alto Paraopeba e Vale do Piranga”, destacou Glaycon.

Diversidade

Os 12 municípios que integram o “Villas e Fazendas” oferecem uma gama de produtos e serviços aos seus visitantes, além de suas belezas naturais. São produtos que variam da arte do artesanato, feito tradicionalmente por famílias até o investimento em tecnologia e industrialização que agregam qualidade às marcas de produtos comercializados em todo o estado.

Nesta diversificação estão as mais famosas quitandas, a inigualável culinária mineira, queijos, azeite, as apreciadas cervejas artesanais e as premiadas cachaças – que podem ser encontradas em eventos como os circuitos gastronômicos.


“Nossa região é um grande celeiro de atrativos turísticos. Temos Congonhas, que é um centro de visitação de pessoas do mundo inteiro, com todo seu acervo cultural. Temos também cidades que abrem um leque de possibilidades. Por isso trabalhamos para que estes municípios possam ser estruturados para receber os turistas. Destinamos emendas parlamentares para vários deles e para o “Villas e Fazendas, que desenvolve um belo trabalho, como agora com o lançamento deste catálogo de experiência”, afirma o deputado.


Em 2021, o deputado Glaycon Franco apresentou o Projeto de Lei 3321, que reconhece como de relevante interesse cultural de Minas Gerais o método de fabricação da cachaça do Vale do Piranga. Em abril de 2022 o projeto foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Glaycon também empenhou-se pela criação da “Via Gastronômica Lafaiete-Itaverava”, evidenciando a interligação dos municípios, por meio dos sabores e variedade da culinária, como promissora opção turística, com potencial para ampliar a geração de desenvolvimento, emprego e renda na região.

Foto: arquivo/divulgação

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade