27 de abril de 2024 21:23

Incêndio no centro mobiliza brigadistas e populares e fumaça atinge Jubileu do Bom Jesus

Um incêndio em um terreno de mata mobilizou equipes da Defesa Civil, brigadistas e populares na manhã deste domingo (11), na Vila Glicéria, região central de Congonhas. O fogo começou por volta das 10h40 e teve que ser debelado com o uso de caminhão pipa devido a intensidade das chamas.Além do risco para os moradores da região, o incêndio provocou uma nuvem de fumaça que atingiu a região onde acontece o Jubileu do Bom Jesus agravando ainda mais a qualidade do ar que já está comprometida devido ao tempo seco e prejudicando por um período a festa que atrai muitas pessoas para a cidade.De acordo com o diretor de defesa social da Prefeitura, Denilson Oliveira, as equipes da prefeitura dialogam com os moradores para tentar identificar os autores do incêndio, mas os mesmos ainda não foram identificados.A legislação municipal classifica como infração gravíssima provocar ou permitir queimadas em áreas verdes ou em locais a céu aberto e prevê advertências e multas ao infrator. O valor mínimo da multa simples para pessoas físicas ou empresas de pequeno porte é de R$ 10.185,09.

É importante lembrar que o fogo nunca está sob controle, por isso o simples ato de queimar as folhas e galhos do seu quintal, pode se transformar em uma grande tragédia. E, além disso, as queimadas provocam sérios problemas respiratórios. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural orienta que o cidadão não queime nem coloque fogo em resíduos nos quintais, áreas públicas ou lotes vagos, pois os mesmos podem sofrer sanções previstas pela Política Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Congonhas através da Lei nº3096/2011, que proíbe as queimadas.

Em caso de flagrante, a infrator pode ser preso por até 4 anos. Provocar incêndios é crime! Denuncie Disque denúncia – 181 / Polícia – 190 / Bombeiros – 1933731-5287 – Secretaria Municipal de Meio Ambiente3731 – 6524 (Ramal 1177) – Fiscalização e Controle Ambiental

  • Por Reinaldo Silva – Comunicação Prefeitura de CongonhasFotos: Defesa Civil

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade