30 de abril de 2024 16:35

Com helicóptero e 70 militares, Bope destrói ao menos 10 balsas, apreende ouro e prende 15 presos em garimpo ilegal

Multas aplicadas chegam a mais de R$200 mil

Terminou na noite de ontem (13), na sede da Polícia Federal, em Belo Horizonte, a mega operação desencadeada ao longo desta terça-feira em diversas cidades da região, envolvendo a 13º Cia do Meio Ambiente, atuando em conjunto com o Bope, com o Ibama, com o comando de aviação de Minas Gerais.

Ação se concentrou nas bacias do Rio nas Bacias dos Rios Doce São Francisco e Paraopeba.  A operação termina o dia com um saldo positivo: 12 prisões e 10 balsas/dragas apreendidas e destruídas por explosivos ao solo pelo BOPE (Batalhão de Operações Especiais), além da apreensão de 258 gramas de ouro, 1 balança de precisão e um frasco de mercúrio. As multas alcançam a quantia de mais de R$200 mil em multa. A operação contou com apoio do IBAMA e envolveu mais de 70 profissionais que atuaram em diversos municípios da região.

Como o uso de explosivos as balsas foram destruídas. A ação militar, para conter danos aos meio ambiente e aos cursos d’água, concentrou-se nas cidades de Porto Firme, Belo Vale, Moeda e São João Del Rei.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade