27 de maio de 2024 21:46

Atleta é bronze no campeonato brasileiro de xadrez

Duas semanas após conquistar o terceiro lugar no campeonato mineiro de xadrez rápido feminino, a orientadora do projeto de extensão da UFSJ Xadrez nas Comunidades, Ana Gabriela Lobato Resende, foi além: subiu ao pódio também no campeonato brasileiro de 2022.

Ana conquistou a terceira colocação na modalidade xadrez rápido feminino no último sábado, 17 de setembro, em Teresina (PI). O torneio é organizado pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e define vagas para o mundial das categorias, o Fide World Rapid and Blitz.

Ana Gabriela também disputou a categoria blitz, no domingo, ficando entre as premiadas, com a quinta colocação. Ao longo do final de semana, chegou a derrotar a campeã e a vice do ano passado, Renée Brambilla e Cibele Florêncio. A vencedora deste ano nas modalidades rápido e blitz no feminino é a Mestre Nacional Marina Aguiar, que, com os títulos, garantiu vaga no mundial.

“Chegar ao pódio no campeonato brasileiro, ao lado de jogadoras muito fortes, mostra que devemos correr atrás dos nossos planos, dos nossos sonhos”, celebra a enxadrista, que é aluna da Licenciatura em Música pela UFSJ. Para os próximos anos, o plano é lutar pelo título e, consequentemente, pela vaga no mundial.

Ana acredita que, ocupando espaços de destaque no xadrez brasileiro, pode servir de exemplo aos alunos do projeto de extensão e outras crianças e adolescentes de São João del-Rei e região. “Às vezes disputar um campeonato brasileiro ou até mundial parece distante, mas não é impossível. Isso que a gente quer sempre passar para nossos alunos e especialmente alunas, já que, infelizmente, as mulheres ainda são minoria no xadrez”.

Ana Gabriela treina com os orientadores do Xadrez nas Comunidades e também é aluna do portal Chessflix, parceiro do projeto. Para conhecer mais, acesse o Instagram @xadreznascomunidades

Crédito Foto: @fpix_xadrez

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade