A semana começa com tempo muito carregado em parte do centro-sul do Brasil. A formação de áreas de instabilidade nos níveis mais altos da atmosfera, combinada com a atuação de um cavado sobre a Região Sul do país, intensifica ainda mais as nuvens de chuva.
Nesta segunda (26), a chuva acontece em vários momentos, em forma de temporais e há previsão de volumes elevados em São Paulo, no norte do Paraná e em Mato Grosso do Sul. A chuva pode vir acompanhada por trovoadas, rajadas de vento forte e eventual queda de granizo, especialmente no interior paulista e no sul de Mato Grosso do Sul.
Na terça-feira (27), além destas áreas de instabilidades, a formação de uma frente fria reforça ainda mais a chuva que se espalha também pelas demais áreas do Paraná, de Santa Catarina e aumenta sobre o sul de Minas Gerais.
A quarta-feira (28), será o dia mais instável da semana. Conforme a frente fria se desloca, aumenta muito a condição de chuva forte no Paraná, em Mato Grosso do Sul, no estado de São Paulo, sul de Minas e no Rio De Janeiro. A previsão indica volumes de chuva por vezes superiores aos 50 mm, no interior de São Paulo. No sul de Mato Grosso do Sul este valor pode ultrapassar os 70mm.
Confira abaixo o mapa de chuva para os próximos dias no BR
Atenção! Alerta para muita chuva nos próximos dias, sobre tudo em São Paulo, Paraná, sul de Minas, no estado do Rio e em Mato Grosso do Sul. Com o solo encharcado, há risco de alagamentos e deslizamentos de terra, além de outros transtornos causados pelo excesso da chuva.
Fique de olho nas atualizações!
FONTE CLIMA TEMPO