27 de abril de 2024 10:24

Exclusivo: quase metade dos eleitores diz ainda não ter definido candidato à câmara

A menos de dez dias das eleições, quatro de cada dez eleitores brasileiros ainda não definiram em quem votarão para deputado federal, revela pesquisa do Instituto Opinião encomendada pelo Congresso em Foco. Segundo o levantamento, apenas 28% dos entrevistados escolheram seu candidato à Câmara com mais de um mês de antecedência. Outros 18% o fizeram apenas nos 15 dias anteriores à eleição, marcada para o próximo dia 2 de outubro.

A pesquisa também revela que é tímido o acompanhamento da atividade parlamentar: 64% afirmam não se recordar do nome do candidato em que votaram em 2018. Somente 27% afirmaram se lembrar. Entre esses, apenas 48% declararam que acompanham o trabalho de seus representantes. Para a maior faixa do eleitorado, a atuação de deputados (44%) e senadores (36%) é regular. Apenas 3% consideram o desempenho dos congressistas ótimo. Na avaliação de 37%, o trabalho dos senadores é ruim ou péssimo. No caso dos deputados, esse índice é de 33%.

Anseio por mudança

A pesquisa também mostra que quase metade (48%) dos entrevistados quer mudança completa na eleição do Congresso, quando estarão em disputa as 513 vagas na Câmara e 21 no Senado. Outros 25% defendem continuidade, 10% mais continuidade que mudança e 11%, continuidade completa.

Para metade dos brasileiros (50%), o mais importante na atuação parlamentar é defender os direitos da população. Trazer recursos para a região que representa (18%), fiscalizar o trabalho do presidente da República (7%), dar apoio ao presidente (6%), defender políticas públicas específicas (5%), estar em contato presencial com os eleitores (5%) e ser ativo nas redes sociais (2%) são as outras atribuições consideradas importantes pelos eleitores.

De acordo com a pesquisa, 70% consideram muito importante escolher um candidato a deputado federal alinhado ao candidato a presidente. Para 17%, isso é pouco importante, e para 7%, nada importante. Para 71% dos eleitores de Lula (PT), esse alinhamento é muito importante. A mesma avaliação é feita por75% dos apoiadores de Jair Bolsonaro (PL).

Foco na eleição presidencial

Segundo o diretor do Instituto Opinião, Arilton Freres, a pesquisa confirma que o eleitor brasileiro está mais preocupado com a eleição presidencial do que com a do Congresso. “As campanhas como essa que estamos vivendo, onde temos vários cargos em disputa, acabam por levar o eleitor a prestar mais atenção ao que ele julga como principal, ou seja, as eleições majoritárias, fazendo com que o debate eleitoral dos deputados seja jogado para um segundo plano”, explica. “Soma se a isso o fato de estarmos vivendo uma eleição presidencial extremamente polarizada o que fortalece ainda mais a ausência do debate do voto para deputado” acrescenta o sociólogo.

Entre os eleitores que informaram se lembrar do candidato em que votaram para deputado, 66% dizem acompanhar seus representantes por meio das redes sociais; 16% pelo noticiário de rádio e TV nacional; 8% pelas conversas com amigos e familiares no Whatsapp.

“Talvez uma das consequências do Brasil ser essa democracia tão jovem seja o eleitor não acompanhar o que os deputados estão fazendo, as redes sociais geraram uma oportunidade para mudarmos essa cultura, mas a estrada é longa, uma vez que muitos eleitores sequer sabem o papel de um deputado”, considera Freres.

Baseado em Curitiba, o Instituto Opinião tem 14 anos de experiência. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos e o índice de confiança da pesquisa é de 95%. A pesquisa, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-09430/2022, ouviu 2 mil pessoas por telefone com entrevistadores humanos, por meio de sorteios aleatórios na base de dados. Foram levados em conta critérios de divisão geográfica, escolaridade, faixa etária e classificação socioeconômica.

FONTE CONGRESSO EM FOCO

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade