28 de abril de 2024 13:02

Veja quem são os mais citados na disputa para deputado estadual e federal em MG; Glaycon Franco está na lista

A maioria dos eleitores de Minas ainda está indecisa sobre o voto para deputado federal e deputado estadual no domingo. De acordo com a pesquisa DATATEMPO realizada entre os dias 24 e 27 de setembro, 56,5% deles não souberam ou não responderam qual candidato escolheriam para a Câmara dos Deputados. Na disputa pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o índice é de 58,4%. Os dados são relativos à pesquisa espontânea, quando o entrevistado responde à pergunta sem o auxílio da lista com os candidatos para o cargo. Os nomes citados nesta reportagem tiveram 0,5% ou mais das menções dos eleitores.

O candidato mais citado para deputado federal é o vereador de Belo Horizonte, Nikolas Ferreira (PL), com 3,3%. Ele é próximo do presidente Jair Bolsonaro (PL) e tem muitos seguidores nas redes sociais – no Instagram, por exemplo, são 3,3 milhões. Em 2020, Nikolas foi o segundo candidato mais votado para a Câmara dos Vereadores da capital, com 29 mil votos.

O segundo mais citado na DATATEMPO é o deputado federal André Janones (Avante), que concorre à primeira reeleição para o cargo. Ele foi mencionado por 0,9%. Janones, que também é muito popular nas redes sociais, principalmente no Facebook, onde tem 7,9 milhões de seguidores, ganhou exposição em nível nacional ao se colocar como candidato a presidente da República durante a pré-campanha. Na campanha oficial, ele desistiu de pleitear vaga ao Palácio do Planalto, declarou apoio a Lula (PT) e passou a atuar nas redes sociais em favor do petista.

Made with Flourish

Já para deputado estadual, o candidato mais mencionado é o radialista Mário Henrique Caixa (PV), com 0,9%. Ele tenta seu quarto mandato no cargo. Em seguida, vêm o ex-vereador e ex-secretário de Saúde de Oliveira, no Centro-Oeste de Minas, Lucas Lasmar (Rede) e o deputado estadual João Magalhães (MDB), com 0,7% cada. 

Made with Flourish

Como é

Para definir quem serão os parlamentares eleitos, as eleições para deputado estadual e deputado federal seguem uma fórmula diferente da eleição para presidente, governador e senador. Nesses últimos, o vencedor é quem conseguir a maior votação. Por isso, este tipo de eleição é chamado de majoritária. Já a eleição para deputado é feita pelo modelo proporcional. Isso significa que nem sempre os candidatos mais votados são eleitos. 

Minas tem direito a 53 cadeiras na Câmara dos Deputados. Já a ALMG é formada por 77 deputados estaduais. Para definir quem são os candidatos eleitos, primeiro se divide o número total de votos válidos pelo número de cadeiras em disputa em cada eleição. O resultado é o quociente eleitoral, que é o número de votos necessários por partido para se eleger um parlamentar.

Em seguida, são somados os votos de todos os candidatos de um determinado partido. Como exemplo, suponha-se que os candidatos a deputado estadual do partido A tenham, somados, 400 mil votos. Se o quociente eleitoral for 100 mil votos, o partido A terá direito a quatro cadeiras na ALMG, que serão preenchidas pelos quatro candidatos mais votados da sigla. A mesma regra vale para a Câmara dos Deputados.

Um candidato de outra legenda pode ter tido mais votos do que um dos quatro eleitos pelo partido A, mas mesmo assim não conseguir se eleger porque o seu partido não alcançou o quociente eleitoral da disputa.

Pesquisa do Prove confirmou eventual vitória do Deputado Glaycon Franco

O Deputado Glaycon Franco está na lista dos eleitos e pesquisa divulgada na semana passada pelo PROVE confirmou sua eventual vitória. Mais uma vez a pesquisa do movimento acertou as intenções de voto.

COM INFORMAÇÕES DO SITE O TEMPO

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade