28 de abril de 2024 07:50

FGTS e PIS/Pasep estão liberados para saque na Caixa Econômica! Veja!

Ambos os saques desses benefícios possuem uma data limite, por isso, é necessário que os trabalhadores fiquem atentos ao prazo.

Dois dos benefícios destinados aos trabalhadores, que possuem carteira assinada, estão liberados pela Caixa Econômica Federal. Os dois benefícios são o PIS/Pasep (Programa de Integração Social/ Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) e o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

Nesse sentido, os dinheiros disponíveis para saque do FGTS são destinados àqueles trabalhadores que possuem saldo em suas contas vinculadas ao Fundo de Garantia. Já os valores disponíveis para receber do PIS/Pasep são direcionados aqueles trabalhadores que trabalharam de carteira assinada entre 2019 e 2020.

É importante que as pessoas que possuem dinheiro no FGTS se atentem ao prazo de saque desse benefício. Nesse contexto, o Governo Federal no início desse ano criou uma modalidade de saque extraordinário que possibilita o saque de uma parcela única de R$1 mil do FGTS.

Desse modo, a instituição responsável pelo repasse, como de costume, é a Caixa Econômica Federal, efetuada através da Poupança Digital do Caixa Tem. Mesmo que os depósitos tenham terminado em junho deste ano, os saques podem ser realizados até 15 de dezembro deste ano. No entanto, aqueles que não movimentaram sua conta até agosto tiveram o dinheiro devolvido ao FGTS.

Caso tenha seu depósito devolvido, é necessário realizar uma solicitação de recebimento de maneira online, através do aplicativo do FGTS. Para isso siga os seguintes passos:

  • Acesse o aplicativo do FGTS, disponível para Android e iOS;
  • Faça o login com os dados solicitados;
  • Na página inicial, clique em “Saque extraordinário” e consulte o valor disponível;
  • Selecione “Solicitar saque” e informe a conta para onde o dinheiro deve ser transferido;
  • Confirme informando a senha do aplicativo;
  • Aguarde a transferência do valor na sua conta, em um prazo de até 5 dias úteis.

 No que diz respeito ao PIS/Pasep, muitos brasileiros ainda não efetuaram o saque referente aos anos de 2019 e 2010. Nesse sentido, é fundamental ressaltar que esse benefício ficará disponível até dia 29 de dezembro. Por isso, é muito importante que os trabalhadores retirem esse dinheiro o quanto antes.

Mas antes, para sacar seu benefício, é preciso que você esteja nas seguintes situações:

  • Estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários-mínimos durante o ano-base 2019 ou 2020;
  • Ter exercido atividade remunerada por, pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base de 2019 ou 2020;
  • Estar com os dados atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial. 

Para aqueles que recebem o benefício referente a 2020, será necessário apenas acessar às suas contas, pois foi depositado no início deste ano. No que tange o direito ao abono de 2019, foi dada uma segunda chance de receber esse benefício.

Para isso, é necessário requerer seu benefício através do telefone 158, pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital (CTPS) ou até mesmo pelo Portal Gov.br.

FONTE CAPITALIST

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade