27 de abril de 2024 10:54

Glaycon Franco pode assumir uma cadeira de deputado federal

Há um segundo turno para as eleições de deputado federal em Lafaiete (MG). Apesar da frustração geral por não ter eleito nenhum representante a Câmara Federal e a Assembleia de Minas ainda há uma chance da cidade ter um deputado no Congresso Nacional. Com uma votação expressiva quase 59.818 mil, Glaycon Franco (PV) conquistou em Lafaiete 29.125 votos, o que representa 42,29%.

A votação o colocou na 11ª posição na Federação Fé Brasil” (PT, PCdoB e PV) e Glaycon é o primeiro suplente. 12.880 votos o separaram do 10º colocado a deputada federal Ana Pimentel (PT) com 72.698. Mas as chances do lafaietense chegar ao Congresso alimenta ainda sua esperança como também de toda a região.

Sejam vejamos. Em uma eventual vitória de Lula em segundo turno, Minas Gerais dever ocupar cargos importantes no primeiro escalão do Governo. Segundo fontes, os deputados federais eleitos, Patrus Ananias e Reginaldo Lopes podem ser convidados a assumir ministérios em Brasília abrindo a vaga para Glaycon Franco.

Claro que a possibilidade é grande e real, mas ainda depende do resultado das eleições presidenciais que ocorrem em 30 de outubro. Até lá, Lafaiete e região vão conviver sem um representante eleito, amargando um retrospectivo negativo das urnas.

Mas quem sabe, depois de mais de 41 anos, um lafaietense, de forte tradição política, pode chegar a ocupar uma das 513 cadeiras no Câmara deputados? O último representante foi João Nogueira que deixou o cargo em 1981 após 7 mandatos consecutivos.

Renovação

O índice de renovação na Câmara dos Deputados na eleição de 2022 é de 39,38%, segundo cálculo da Secretaria-Geral da Mesa (SGM). Trata-se de uma queda em relação à renovação recorde de 47,37%, registrada em 2018. O índice de renovação corresponde aos 202 deputados novos, que nunca exerceram mandato de deputado federal e Glaycon Franco pode aumentar esta lista.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade