27 de abril de 2024 16:46

Salve Maria! A coroação de uma história de 250 anos em Lafaiete acontece hoje (09)

Era a primeira metade do século XVIII. Existia no Arraial do Campo Alegre dos Carijós uma irmandade religiosa de leigos, formada por negros escravos e também por negros libertos. Era a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.
Nessa época, a Irmandade era proprietária de um terreno em um dos pontos mais altos do Arraial. Esse pedaço de chão de propriedade da Irmandade foi benzido em 1741, por Frei Jerônimo e ali deveria ser construída a igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, essa porção de terra era no topo do Morro das Cruzes.
Passou-se quase uma década e a igreja não foi edificada. Foi então que, atendendo a pedido do capitão Manoel de Sá Tinoco que, Dom Frei Manoel da Cruz, primeiro bispo de Mariana, concedeu “provisão para erigir e construir patrimônio para Santo Antônio”. Começava, em 1751, a construção da igreja de Santo Antônio.
Entretanto, a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos “consentiu em ceder o terreno, desde que a imagem de sua padroeira [Nossa Senhora dos Rosário fosse colocada no bico do altar, o que foi feito por Tinoco”. A imagem da santa de devoção dos Irmãos Pretos foi entregue pela Irmandade ao capitão Manoel de Sá e permanece, até hoje, no lugar que lhe cabe por direito e dever, uma vez que essa foi condição imposta pela Irmandade para que ali se construísse a igreja de Santo Antônio. Do alto do Morro das Cruzes, Nossa Senhora do Rosário e Santo Antônio juntos, guardam o povo desta terra, sejam os brancos, sejam os negros.
Passados mais de duzentos e cinquenta anos, a Irmandade de Santo Antônio de Queluz, a Banda Dança do Rosário, a Banda Nossa Senhora Aparecida e o Grupo Afro Frutos da África, em reconhecimento à aqueles que sonharam em construir uma igreja para Nossa Senhora do Rosário e, em profundo respeito à memória da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em 09 de outubro de 2022 farão a Coroação da Venerável Imagem de Nossa Senhora do Rosário e do Menino Jesus.

Por Luiz Otávio da Silva

Programação:
Missa: 15 horas e em seguida Coroação
Local: Igreja de Santo Antônio, Largo de Santo Antônio – antigo Morro das
Cruzes, Conselheiro Lafaiete – MG
Data: 09 de outubro de 2022

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade