Tecnologia está sendo chamada de “laço indutivo”, que permite registrar infrações cometidas por motociclistas mesmo a longas distâncias.
Quem passa muito tempo no trânsito certamente já viu de tudo, inclusive infrações cometidas por motociclistas imprudentes que mais parecem ter saído de um filme de ação.
Condutores sem capacete, motos passando pelas calçadas, retornos irregulares e conversões proibidas são apenas algumas das situações mais comuns que acontecem no dia a dia das cidades.
Contudo, ao que parece, essas práticas podem estar próximas do fim com a chegada de uma nova tecnologia que promete melhorar a fiscalização dos radares de velocidade.
O equipamento está sendo chamado de “laço indutivo”, que permite registrar infrações como avanço de semáforo no vermelho, não utilização de capacete, conversão proibida, ultrapassagem, fluxo na contramão, dentre outras transgressões.
Como vai funcionar essa fiscalização?
Esse novo sistema, quando aliado às câmeras de monitoramento de alta definição, possibilita a captura de imagens do veículo e da moto, independente do local da via. Com o conteúdo coletado, os órgãos de trânsito poderão autuar da melhor forma os motoristas infratores.
“Todas as informações geradas pelos sensores permitem aos agentes públicos monitorar e avaliar comportamento e tendências de comportamento dos condutores, inclusive das motos, bem como autuar – se houver desrespeito e legislação vigente”, explica Guilherme Araújo, especialista em mobilidade.
A nova tecnologia implantada nos radares já pode ser vista em cidades como Aracaju (SE), Novo Hamburgo (RS), Anápolis (GO), São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Salvador (BA). O equipamento também já está funcionando no estado do Pará desde 2020. Por lá, a frota de motos equivale a 22,1% do total de veículos em circulação.
Motos têm maior número de acidentes
Os acidentes com motos em vias e rodovias de todo país crescem cada vez mais, assim como sua frota. Um levantamento feito pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores mostra que, só no primeiro semestre de 2022, houve um registro de 50% no aumento das vendas.
Como consequência, o número de infrações envolvendo motociclistas também subiu em 2021, aproximadamente 14,3%, na comparação com o ano anterior. No geral, foram computadas 71.344 ocorrências no país. Isso faz com que os acidentes com motos cheguem a 54% de todos os casos desse tipo no trânsito nacional.
FONTE EDITAL CONCURSOS