1 de maio de 2024 13:53

Em 2023, o prazo de validade da CNH mudou, por isso, é importante ficar atento

Você sabe quais são os prazos de validade da Carteira Nacional de Habilitação? Caso ainda não, é muito importante que se atente a eles.

Para que um cidadão brasileiro possa dirigir, seja qual for o veículo, ele precisa ter uma CNH, a Carteira Nacional de Habilitação. Mais de 70 milhões de pessoas possuem o documento no Brasil. E, no momento em que o motorista a consegue, ele precisa ficar atento ao prazo de validade.

Como funciona o prazo de validade da CNH?

Toda pessoa que possui o documento precisa ficar atento ao prazo de validade. Até porque, quando a CNH passa deste prazo, o cidadão precisa passar por um novo processo para poder renová-la e poder dirigir conforme a lei.

Durante a pandemia de Covid-19 no Brasil, algumas mudanças haviam sido feitas relacionadas ao tempo de renovação do documento. No entanto, em 2023, a situação voltou ao normal. O prazo para renovar o documento é de 30 dias.

O prazo de validade da CNH funciona conforme a idade do motorista. Sendo assim, pessoas com até 50 anos, o documento possui 10 anos de validade. Condutores entre 50 e 70 anos, são cinco anos de validade. E os acima dos 70, três anos de validade.

A Carteira Nacional de Habilitação

Para quem tem mais de 18 anos e gostaria de tirar a carteira de motorista, saiba que para obtê-la não é tão fácil assim, porém também não é impossível. É necessário que o aluno estude durante seis meses sobre a toda a legislação de trânsito brasileira, assim como participar das aulas práticas e teóricas.

Sistema de pontos da CNH

Vale lembrar que qualquer infração que o indivíduo cometa irá resultar em pontos na carteira. Quanto mais grave a infração, mais pontos. Elas são divididas entre leves, médias, graves e gravíssimas, e as pontuações para cada uma delas são 3, 4, 5, e 7.

Por isso, é importante dirigir com cuidado, pois caso o cidadão atinja 40 pontos na carteira, ela será suspensa. Ande sempre de acordo com as regras de trânsito e dirija com atenção.

FONTE CAPITALIST

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade