28 de abril de 2024 02:36

Turismo romântico e de experiência coloca MG como segundo destino mais procurado do país

Especialista avalia que mudanças de hábitos na pandemia fizeram as cidades mineiras ficar à frente de estados como RJ e BA

Minas Gerais não tem mar, mas é contemplado com paisagens naturais, uma gastronomia reconhecida internacionalmente e um povo hospitaleiro. Esses e outros vários atrativos podem explicar a medalha de prata no ranking dos estados mais visitados do país em 2021, à frente de destinos badalados como Bahia e Rio de Janeiro e atrás apenas de São Paulo

Os dados foram apresentados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em parceria com o Ministério do Turismo. O levantamento aponta os distritos de Monte Verde, Lavras Novas e Serra do Cipó como os destinos mais procurados em terras mineiras.

Uma série de motivos podem justificar a escolha dos turistas pelos três locais. Um deles, segundo o subsecretário de estado de Turismo de Minas Gerais, Sérgio de Paula, veio como herança das mudanças de hábitos causados pela pandemia de Covid-19.

“Acredito que tem muito ver com como a pandemia alavancou o turismo romântico. As pessoas começaram a procurar um destino afastado, pousadas separadas, que pudessem receber elas e suas famílias com o conforto”, explica. 

O representante da pasta também indica a diversidade de Minas Gerais como um diferencial que explica a alta procura de brasileiros e estrangeiros. Segundo ele, o turismo de aventura e de experiência aumenta o destaque.

“Fizemos um investimento de divulgação de ecoturismo e dos nossos parques, que já tinham um posicionamento no Brasil. Outra explicação é o que chamamos de turismo de experiência. A família escolhe Lavras Novas pelas belezas naturais, mas consegue visitar os patrimônios históricos de Ouro Preto, além de experimentar a culinária mineira”, diz Sérgio de Paula.

Girando a economia

Belezas naturais de Lavras Novas são atrativos

Belezas naturais de Lavras Novas são atrativos

ANE SOUZA/PREFEITURA DE OURO PRETO

Minas também aparece na pesquisa como o quinto estado com o maior gasto total em rotas nacionais.

“Esse resultado vai ao encontro das ações em que a Secretaria de Turismo vem investindo nos últimos anos. Em maio de 2021, fizemos o projeto Reviva Turismo, para ajudar na recuperação dos danos causados ao setor pela pandemia. Fizemos divulgações de marketing, ações de infraestrutura, apoio de toda a cadeia produtiva, além de participações em feiras, como a Imex, que aconteceu na Alemanha e é a maior do mundo”, conta o secretário.

A pesquisa do IBGE mostra ainda que o Índice de Atividades Turísticas de Minas Gerais cresceu 45,2% no primeiro semestre de 2022, tendo registrado alta acima da média nacional, que foi de 25,9%. Segundo De Paula, 100 mil novos empregos já foram gerados no setor, e a meta anual do governo foi batida em agosto.

“Acredito no poder de Minas de encantar. Estamos trabalhando nesse fortalecimento, e acho que, em um tempo, podemos nos posicionar como o principal destino turístico do país”, finalizou.

FONTE NOTICIAS R7

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade