27 de abril de 2024 04:17

Câmara faz esclarecimentos sobre tumultos em sessão e diz que vereadora recebeu escolta policial

A Câmara de Lafaiete divulgou nota oficial na tarde desta quarta-feira (26) na qual esclareceu as medidas tomadas na sessão desta segunda-feira (24) quando foram registrados uma confusão durante a votação o Projeto de Lei no 088/2022, que “Institui a ‘Semana da Diversidade’ no Município de Conselheiro Lafaiete”, de autoria da Vereadora Damires Rinarlly Oliveira Pinto (PV).

A sessão foi ocupada por grupos e segmentos sociais e religiosos para acompanhar a discussão e votação, quando ocorreram incidentes e a reunião foi suspensa. A autora retirou o projeto de pauta. Ainda na terça-feira, os vereadores prestaram solidariedade a Damires e Casa Legislativa vai apurar suspeitas de ofensa ofensas, injúrias e agressões. Nas redes sociais, os incidentes geraram reações, críticas e muita polêmica com opiniões divergentes.

A vereadora foi alvo de fake news em postagens que insinuaram ideologia de gêneros nas escolas, quando versava, segundo ela, sobre desenvolvimento e “promoção de ações de de tolerância e amor ao próximo”. A vereadora deixou a sessão sob escolta policial. “O amor vai vencer o ódio”, disse a postagem de Damires nas redes sociais.

Nota

A Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete esclarece que ao tomar conhecimento da mobilização de alguns segmentos da sociedade para acompanhar a votação do Projeto de Lei no 088/2022, que “Institui a ‘Semana da Diversidade’ no Município de Conselheiro Lafaiete”, de autoria da Vereadora Damires Rinarlly Oliveira Pinto, ocorrida no dia 24 de outubro (segunda-feira) foram adotadas as seguintes medidas para a ordem dos trabalhos:

  • Encaminhamento do Ofício no 973/2022 ao Comandante do 31o Batalhão da Policia Militar, solicitando o apoio da PM durante a realização da sessão plenária; bem como escolta da Vereadora Damires  posteriormente à sessão, conforme solicitado no ofício nº 101/2022/PPDDH-MG do Programa de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos de Minas Gerais;
  • Aumento da vigilância armada, com sistema de detector de metal;
  • Apoio de serviço de segurança particular.

Diante de todas as medidas adotadas, da extensa pauta a ser votada e verificada a possibilidade de continuidade dos trabalhos, a sessão ordinária não precisou ser encerrada.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade