4 de março de 2024 08:00

Eleições em Capela Nova pode ser disputada apor quatro grupos políticos

Recentemente o portal Capela News publicou uma notícia que o União Brasil, partido que incorporou o DEM, possui quatro pré-candidatos a Prefeito para daqui a dois anos (2024). São eles: Gilmar de Oliveira Silva (Gil), atual presidente da Câmara Municipal; Juvenal Gabriel Viveiros, Vereador mais votado das duas últimas eleições municipais; Pablo José Bernardo, atual Vereador e Otacílio Faria de Barbosa, atual vice prefeito municipal. Além da eleição e reeleição do atual Prefeito Adelmo Moreira Rezende, este grupo vem embalado pelo resultado das eleições deste ano para Deputado Estadual e Federal, onde seus candidatos, além de eleitos, Gustavo Valadares e Fred Costa, foram majoritários no município.

Principal partido de oposição com três Vereadores, o MDB busca voltar ao comando da Prefeitura Municipal, posto que ocupou entre 1993 e 2004, tendo como pré-candidato o ex Prefeito Dr. Manoel Moreira Barbosa (Neca), que governou a cidade entre 1997 e 2004 e tentou voltar ao comando do município em 2020, sendo derrotado por apenas 12 votos. Além do MDB, o grupo político é composto pelo PT e pelo PV desde 2012, quando elegeram para a Prefeitura, o então vice-Prefeito, Luiz Gonzaga da Silva (Luiz do Sindicato). Nas eleições de 2022, o grupo político apoiou as candidaturas de Inácio Franco para Deputado Estadual e Newton Cardoso Júnior para Deputado Federal, onde somente o segundo conseguiu se reeleger.

Vereador entre 2001 e 2008, o farmacêutico e servidor público municipal, Charles Lopes Moreira (Charles da Farmácia), pretende disputar o cargo que seu pai, Djalma de Carvalho Moreira ocupou entre 1973 e 1976 e entre 1982 e 1988; assim como seu irmão Djalma de Carvalho Moreira Júnior entre 2005 e 2012 e que seu primo Adelmo Moreira Rezende está desde 2017. Para tal ele vem organizando seu grupo político, que nas eleições deste ano apoiou as candidaturas de Doorgal Andrada para Deputado Estadual e Lafayette Andrada para Deputado Federal, onde ambos, além de eleitos, ultrapassaram a marca dos 600 votos no município.

Empresário do ramo de supermercado e Presidente do PSD municipal, Hélio Júnior (Juninho) surge como um nome novo na política local. Assim como os demais pré candidatos ele vem organizando seu grupo político que em 2022 apoiou as candidaturas de Tonho Prado a Deputado Estadual e Diego Andrade para Deputado Federal, onde apenas o segundo obteve êxito.

Faltando menos de dois anos para as eleições municipais, este cenário deve se alterar por fatores estruturais e conjunturais como as federações partidárias que valerão para 2024, a redução do número de candidatos a Vereador por partido e as fusões partidárias visando participação nos fundos partidário e eleitoral, como também participação em debates e nas inserções em rádio e TV. Isto se o Congresso Nacional não aprovar mais uma mini reforma eleitoral até setembro de 2023.

https://correiodeminas.com.br/2022/09/24/democratas-ja-tem-4-pre-candidatos-ao-pleito-de-2024-em-capela-nova/

Últimas Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade

© 2023 – Criado por  Dr. Hosting Brasil.