Profissionais serão contratados de forma temporária e devem cumprir jornada de 40 horas por semana
Nesta terça-feira, 8, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE divulgou o edital do novo Processo Seletivo Simplificado que visa contratar profissionais com nível médio de forma temporária.
Há 154 oportunidades para Agente de Pesquisas e Mapeamento distribuídas nas seguintes localidades: Brasília – DF, Cariacica – ES, Linhares – ES, Alfenas – MG, Almenara – MG, Belo Horizonte – MG, Cambuí – MG, Conselheiro Lafaiete – MG, Contagem – MG, Guaxupé – MG, Ituiutaba – MG, Varginha – MG, Viçosa – MG, Foz do Iguaçu -PR, Umuarama – PR, Bento Gonçalves – RS, Blumenau – SC, Florianópolis – SC, Itajaí – SC, Rio do Sul – SC, Itapecerica da Serra – SP, Penápolis – SP, São Carlos – SP.
E três vagas para Supervisor de Qualidade, nas cidades de Arapongas – PR. Foz do Iguaçu – PR e São José dos Pinhais – PR.
Em ambos os casos a atuação ocorre em regime de 40 horas por semana, com remuneração equivalente a R$ 1.387,50 e R$ 3.100,00, de acordo com o cargo pretendido.
A previsão de duração do contrato é de até um ano, podendo ser prorrogado, conforme inciso II do parágrafo único do art. 4º da Lei nº 8.745/1993.
O contratado fará jus ao auxílio alimentação, auxílio transporte, e ao auxílio pré-escolar, assim como férias e 13º salário proporcionais.
Interessados em participar devem se inscrever de forma presencial, no posto de inscrição do IBGE vinculado à vaga, conforme Anexo I da versão completa deste edital, no período de 8 a 14 de novembro de 2022. É preciso entregar o formulário de inscrição, preenchido e assinado.
As exigências para o desempenho da função são: capacidade auditiva e de comunicação verbal para realizar entrevistas e coletar dados; acuidade visual para leitura e preenchimento dos questionários e formulários impressos e ou em meio eletrônico; acuidade visual para interpretar mapas e croquis de setores de pesquisas e identificar no campo os pontos que constituem os limites dos setores; capacidade de locomoção para execução de trabalhos de campo, nas zonas urbana e rural, em áreas de terreno íngreme, localidades de difícil acesso e áreas de ocupação irregular, bem como para acesso em prédios e residências com escadarias e sem rampas de acesso ou elevadores; capacidade motora para manusear os equipamentos coletores de dados durante a realização de entrevista, que pode ocorrer em condições precárias (na rua, na porta do domicílio, no corredor, etc.) e preencher os questionários e formulários, registrando números, palavras e marcas, com a precisão exigida nos documentos; e agilidade para cumprir as tarefas determinadas, nos prazos exigidos nos cronogramas das pesquisas de natureza estatística, bem como nos cronogramas dos levantamentos geográficos que as estruturam, e de acordo com o padrão de qualidade requerido.
Como forma de classificar os inscritos será realizada análise de títulos, conforme os critérios preestabelecidos no edital em nosso site.
O prazo de validade deste Processo Seletivo será de seis meses, contado a partir da data de assinatura do primeiro contrato, podendo ser prorrogado.
Jornalista: Karina Felício
FONTE: PCI CONCURSOS