27 de abril de 2024 22:16

Secretário anuncia retomada das obras do hospital regional em janeiro, explica novo funcionamento e prevê conclusão em 2024

Com conclusão orçada em R$31,5 milhões, a retomada das obras do Hospital Regional de Lafaiete acontecerá em janeiro e sua conclusão está prevista para o primeiro semestre de 2024. Esta foi a declaração do Secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, durante entrevista coletiva, nesta manhã (10), a imprensa no Gabinete do Prefeito Mário Marcus.

Ele afirmou que o hospital terá 100 leitos, destes 10 destinados a CTI. Acompanhado de uma comitiva, o gestor da saúde em Minas discutiu com gestores municipais, as novas etapas do hospital após sua conclusão. Uma delas é a definição do perfil assistencial que será discutido entre os 11 prefeitos da micro saúde de Lafaiete. A intenção é estipular as áreas de atendimento a partir das demandas das cidades.

O documento com as propostas será enviado ao Governo do Estado até 15 dezembro quando será licitada a compra de equipamento. A terceira etapa é o chamamento público para a concessão do hospital a uma entidade filantrópica. O financiamento será tripartide (governos federal, estadual e municipais). Como já acontece, as prefeituras poderão comprar serviços (exames e cirurgias) especializados oferecidos pelo hospital.

Segundo o secretário, o território vai definir as demandas a partir das necessidades regionais na área de saúde para preencher o vazio assistencial de serviços.

“O hospital será um marco transformador e de reorganização da saúde em Lafaiete e região que vai garantir os atendimentos nas mais diversas doenças como também de reorganização do fluxo de saúde”, comentou Baccheretti. “Era uma estrutura em deterioração e agora vamos dar uma nova destinação a esta estrutura com mais resolutividade e autonomia para Lafaiete e os demais municípios do território. É um momento marcante e de grande alegria”, comentou Mário Marcus.

Após a reunião, a equipe da Secretaria de Estado de Saúde da administração municipal se dirigiram para o local onde está a obra inacabada do Hospital Regional para uma visita técnica.

Recursos

Os recursos para a conclusão e compra de equipamentos virão do acordo judicial em contrapartida pela rompimento da barragem de Brumandinho.

Na terça-feira (8) ocorreu a licitação na qual 8 empresas se credenciaram a participar da licitação. A Sengel Engenharia venceu pelo preço global de R$31.4 milhões. O resultado final e definição da empresa vencedora serão divulgados nos próximos dias.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade